SMS Wörth
O SMS Wörth foi um navio couraçado pré-dreadnought operado pela Marinha Imperial Alemã e a quarta e última embarcação da Classe Brandenburg, depois do SMS Brandenburg, SMS Kurfürst Friedrich Wilhelm e SMS Weissenburg. Nomeado em homenagem à Batalha de Wörth, lutada em 1870 durante a Guerra Franco-Prussiana, sua construção começou em março de 1890 nos estaleiros da Germaniawerft em Kiel e foi lançado ao mar em agosto de 1892, sendo comissionado na frota alemã em outubro do ano seguinte. Era armado com seis canhões montados em três torres de artilharia duplas; diferentemente do esquema de quatro canhões em duas torres duplas usados em outras marinhas, possuía um deslocamento de mais de dez mil toneladas e uma velocidade máxima de dezesseis nós.
O Wörth serviu na I Divisão durante sua primeira década de serviço. Este período geralmente limitou-se a exercícios e viagens para portos estrangeiros. Estas manobras, mesmo assim, eram importantes no desenvolvimento da doutrina naval alemã pré-Primeira Guerra Mundial, especialmente sob a direção do almirante Alfred von Tirpitz. A primeira grande ação do navio foi em 1900, quando ele e seus três irmãos foram para a China a fim de subjugar o Levante dos Boxers.
O Wörth foi reformado no início do século XX; porém, já estava obsoleto na época do início da Primeira Guerra e assim serviu de forma limitada, inicialmente como navio de defesa de costa. Foi descomissionado em março de 1916 e usado como alojamento flutuante pelo restante do conflito, sendo desmontado em Danzig em 1919.