Magnetismo denominada
O magnetismo é a denominação dada aos estudos dos fenômenos relacionados às propriedades dos ímãs. Os primeiros fenômenos magnéticos foram observados na Grécia antiga, em uma cidade chamada Magnésia.
Os primeiros estudos nessa área foram realizados no século VI a.C. por Tales de Mileto, que observou a capacidade de algumas pedras, hoje conhecidas como magnetita, de atraírem umas às outras e também o ferro.
A primeira aplicação prática do magnetismo foi descoberta pelos chineses: a bússola, que se baseia na interação do campo magnético de um ímã (a agulha da bússola) com o campo magnético terrestre. Já no século VI, os chineses dominavam a fabricação de ímãs.
Os estudos sobre o magnetismo ganharam força a partir do século XIII, quando algumas observações e trabalhos foram realizados sobre eletricidade e magnetismo, que ainda eram considerados fenômenos distintos. Essa teoria permaneceu aceita até o século XIX.
Os estudos experimentais na área foram aprofundados pelos europeus. Pierre Pelerin de Maricourt, em 1269, descreveu uma grande quantidade de experimentos sobre magnetismo. Devem-se a ele as denominações polo norte e polo sul às extremidades do ímã, bem como a descoberta de que a agulha da bússola aponta exatamente para o norte geográfico da Terra.
A grande revolução nos estudos do magnetismo ocorreu em 1820, quando Oersted descobriu que fenômenos elétricos e magnéticos estão inter-relacionados. De acordo com essa teoria, denominada eletromagnetismo, cargas elétricas em movimento geram campo magnético, e campos magnéticos em movimento geram corrente elétrica. Esses estudos foram consolidados por Maxwell, que estabeleceu bases teóricas sólidas sobre a relação entre os campos elétrico e magnético, ou seja, as ondas eletromagnéticas.
Graças a essas descobertas, tornou-se possível a invenção e o aperfeiçoamento de diversos instrumentos presentes no nosso cotidiano, como motores elétricos, cartões magnéticos, a produção de energia em usinas hidrelétricas, ondas de rádio e televisão, e aparelhos de telecomunicação.