O que faz um higienista dental ?
No Brasil, o que faz um higienista dental é descrito e regulamentado pela Lei Federal nº 11.889, de 2008. Esta função, designada hoje como Técnico em Saúde Bucal (TSB), substitui o antigo Técnico de Higiene Dental. A ocupação foi criada com o objetivo principal de aumentar a produtividade e a qualidade dos procedimentos dentários. Uma unidade de trabalho odontológica completa consiste de um cirurgião dentista, um auxiliar de saúde bucal (ASB) e o técnico em saúde bucal. Portanto, nesta configuração, uma equipe consegue se responsabilizar, com eficiência, por ações de prevenção, promoção e recuperação em saúde bucal.
O higienista dental deve receber uma formação técnica, ou seja, 2 anos de estudo em média, e estar registrado no conselho competente. É uma das ocupações auxiliares no âmbito da saúde bucal e foi idealizada para ajudar nas mudanças dos modelos de assistência.
O que Faz um Higienista Dental
Com efeito, numa equipe odontológica, cada um tem a sua responsabilidade. O cirurgião dentista, por exemplo, examina o paciente, realiza tratamentos e pequenas cirurgias, prescreve medicamentos e gerencia os outros profissionais. Cabe ao auxiliar de saúde bucal preparar o paciente, assim como auxiliar e instrumentar o dentista.
Já o que faz um higienista dental, ou técnico em saúde bucal, em suma, é potencializar o atendimento. Ele participa da capacitação do auxiliar e é encarregado de divulgar e orientar sobre as técnicas de higiene oral. Mas sua função não termina aí. Quando um técnico é bem aproveitado pelo dentista, o trabalho é agilizado e o tempo é otimizado.
Porém, é vetado a esse profissional atuar de forma autônoma ou prestar assistência a paciente sem a supervisão do dentista. Não é permitida também a divulgação de seus serviços por meio de propaganda, em qualquer tipo de mídia.
Atividades Típicas do Técnico em Saúde Bucal
- Planejar o trabalho técnico odontológico, ou seja, agendar consultas, fazer a triagem e a anamnese do paciente, agilizando o atendimento odontológico.
- Preparar equipamentos e instrumental para uso e avaliar, junto ao cliente, opções de materiais de higiene bucal e prótese.
- Prevenir doenças bucais, executando projetos educativos e ensinando técnicas de higiene bucal.
- Realizar escovação supervisionada e aplicar métodos preventivos para controle da cárie dental.
- Confeccionar moldeiras e provisórios, dar acabamento e polimento em próteses e confeccionar modelos em gesso.
- Executar alguns procedimentos odontológicos sob supervisão, como, por exemplo, profilaxia, aplicação de selante e flúor, tomada e revelação de raios-X.
- Administrar pessoal e recursos financeiros e materiais.
- Trabalhar com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e cuidar da assepsia da sala e equipamentos.
Características Preferenciais de um Técnico de Saúde Bucal
Mais do que conhecimentos técnicos, um bom profissional da saúde deve demonstrar atenção e respeito pelo paciente. Considerando tudo o que faz um higienista dental, podemos intuir que ele deve possuir iniciativa, paciência e senso estético.
Outros atributos recomendáveis são a facilidade para o trabalho em equipe, o autocontrole e a capacidade de concentração. Na área técnica, são necessárias uma boa coordenação motora fina e uma considerável percepção visual e táctil.
Campo de Atuação de um Higienista Dental
Apesar da importância da função, a figura do Técnico em Saúde Bucal é encontrada com mais frequência no serviço público. Assim, a maior impulsionadora da formação dos técnicos é a Política Nacional de Saúde Bucal, através das Equipes de Saúde Bucal.
Um estudo do Departamento de Odontologia Social Preventiva da Faculdade de Odontologia da Universidade de Minas Gerais traz um levantamento da atuação desses profissionais. Antes de mais nada, fica clara a propensão às funções preventivas coletivas, promovidas com maior frequência pela política pública.
De acordo com o documento, os higienistas atuam mais nas ações de promoção da saúde do que nas atividades clínicas. No trabalho nas equipes, os técnicos em saúde bucal consolidam a prática em saúde voltada para a humanização.
Nas unidades básicas de saúde familiar, identificam as necessidades e expectativas da população em relação à saúde bucal. Com essas informações, estimulam e executam atividades educativas e preventivas de promoção da saúde. Dessa forma, esse profissional sensibiliza as famílias para a importância da saúde bucal na manutenção da saúde integral.