Como surgiu o teatro
Quando os portugueses chegaram em solo brasileiro e se depararam com a população indígena, logo começaram a elaborar estratégias de dominação, especialmente em relação ao povo nativo. Com o objetivo de converter a população indígena ao cristianismo, os religiosos utilizaram o teatro como instrumento de doutrinação, no que se chamou de teatro de catequese. O formato teatral foi escolhido pois facilitava a apresentação das ideias cristãs, trazidas pelos portugueses.
A tela Na cabana de Pindobuçu (1920), de Benedito Calixto, retrata os missionários jesuítas Anchieta e Nóbrega catequizando indígenas. Como características do teatro de catequese destacam-se:
- Preocupação em transmitir ensinamentos católicos;
- Valorização do propósito bíblico em detrimento da expressão artística;
- Locais de apresentação acessíveis, como escolas, espaços públicos de lazer e ruas;
- Mix de elementos da cultura indígena, como a música e a dança.
Evolução do Teatro no Brasil
Um evento marcante para a cena cultural brasileira foi a vinda, no final de 1807, de Dom João VI e sua família, que fugiam de conflitos com Napoleão Bonaparte na Europa. Buscando oferecer entretenimento e lazer à nobreza, o rei trouxe consigo diversos artistas das artes plásticas, música, dança e teatro. Ele então decretou a criação de teatros que atendessem às demandas da nova classe que se instalava no Brasil.
Assim, o país passou a receber peças no modelo francês para a diversão da aristocracia, que, obviamente, não refletiam os costumes e a cultura do povo. Uma obra marcante para o teatro brasileiro na primeira metade do século XIX foi Antônio José ou O Poeta e a Inquisição, de Gonçalves de Magalhães, encenada em 1838. A peça é inserida na vertente do Romantismo e faz parte do gênero dramático, com objetivos nacionalistas e tendo como protagonista o ator carioca João Caetano (1808 - 1863).
Comédias de Costumes
No século XIX, surge também a chamada comédia de costumes, um gênero teatral baseado no humor e na sátira, que abordava os comportamentos da sociedade da época, com personagens caricatos. O mais importante dramaturgo na comédia de costumes foi Martins Pena (1815-1848), responsável por algumas peças de destaque, como O juiz de paz da roça (1838), O inglês maquinista (1845) e O noviço (1845).