Clima
O clima é um tema falsamente invisível. Parece que não está presente no nosso dia a dia, que existem outras urgências maiores. Mas, no século 21, o clima está diretamente ligado ao crescimento econômico, ao bem-estar e ao combate à pobreza. O WRI Brasil trabalha para apoiar o Brasil a mitigar os impactos das mudanças climáticas na vida dos brasileiros, principalmente na sua saúde e no seu bolso.
Os Próximos 15 Anos
Os próximos 15 anos serão cruciais para determinar que tipo de economia e sociedade queremos para o Brasil e para o mundo. Os investimentos em infraestrutura que serão feitos nesse período globalmente ultrapassarão a cifra de US$ 90 trilhões, determinando como serão as estradas, portos, usinas e cidades do século 21. Para que as economias dos países continuem crescendo, as sociedades prosperem e as pessoas tenham empregos, renda e qualidade de vida, esses investimentos precisam levar em conta as necessidades de uma transição para uma economia de baixo carbono, para não trancarem países na dependência de tecnologias altamente poluentes.
A Nova Economia
Uma nova economia, que tenha como base infraestrutura sustentável e o uso mais eficiente e produtivo de nossas terras, é a chave para que o Brasil entre no caminho da economia de baixo carbono. Modelos econômicos e climáticos mostram que, no mundo, a transição para uma economia de baixo carbono pode gerar US$ 26 trilhões até 2030, em comparação à abordagem tradicional. O Brasil pode se tornar líder dessa nova economia, investindo em infraestrutura sustentável de qualidade e usando de forma eficiente o solo e os recursos naturais.
Benefícios da Transição
Além de destravar o crescimento econômico brasileiro, a transição para uma economia de baixa emissão de carbono produz inegáveis benefícios para a saúde e qualidade de vida da sociedade. Nas grandes cidades, a redução de emissões de poluentes melhora a qualidade do ar que respiramos, reduzindo doenças e prolongando a expectativa de vida. Estima-se que essa nova economia poderá evitar 700 mil mortes prematuras por poluição do ar no mundo até 2030. Atualmente, 50 mil brasileiros morrem anualmente por doenças relacionadas à poluição do ar.
O Programa de Clima do WRI Brasil
O programa de Clima do WRI Brasil tem como objetivo ajudar a acelerar e escalar a transição do país para uma economia de baixo carbono, garantindo o bem-estar dos brasileiros. Para alcançar esta meta, o programa se divide em três áreas de ação: Economia & Clima, Qualidade do Ar e Governança. Esta última foca em mecanismos e ferramentas que podem auxiliar governos e o setor privado a medirem o sucesso de seus esforços rumo a uma economia menos dependente de tecnologias altamente poluentes.