Benefícios das telhas
A instalação de uma telha ecológica ou de um telhado verde oferece inúmeros benefícios para prédios e residências, desde questões relacionadas à funcionalidade até aquelas ligadas à estética do ambiente.
Quer saber mais sobre o tema? Siga a leitura do artigo!
O QUE É UMA TELHA ECOLÓGICA?
Como citado no artigo “Vamos falar sobre telhados?”, uma pesquisa conduzida pelo instituto Lawrence Berkley National Laboratory (CA, EUA), cerca de 25% da superfície de uma cidade consiste de telhados. Por esse motivo, é muito importante termos cuidado na hora de escolher qual tipo de telhado ou telha será colocado na edificação.
Mas será que nós estamos realmente atentos a essa questão? Infelizmente, a maioria das pessoas ainda não. Isso se deve, em grande parte, à falta de atenção com o nosso meio ambiente. No entanto, muitas pessoas também desconhecem opções mais sustentáveis de telhados ou telhas.
Um ótimo exemplo de telhado sustentável para uma edificação são os telhados verdes ou Ecotelhados.
Os Ecotelhados representam uma evolução dos telhados verdes convencionais, pois integram todas as vantagens de um jardim suspenso, com a captação de água da chuva, o tratamento de efluente (esgoto sanitário), a captação da energia solar e muitos outros benefícios, como:
- Nas edificações horizontais ou mesmo nas verticais, o isolamento térmico proporcionado pelo telhado verde gera economia de energia, sendo capaz de reduzir em até 10°C a temperatura interna do ambiente.
- Quando a água da chuva é reutilizada ou o próprio efluente tratado da edificação, o Ecotelhado não precisa ser irrigado com água potável.
- Existem também as chamadas telhas sustentáveis, que podem ser fabricadas através de materiais reciclados ou provenientes de manejo florestal, no caso de madeira. Nas telhas produzidas com resíduos de fibras vegetais são usadas fibras vegetais de madeiras, como pinho e eucalipto, e de não-madeiras, como sisal, bananeira e coco, empregadas no reforço dos materiais cimentícios.
O principal inconveniente é que, em alguns casos relatados, ocorreu deformação da telha em função do calor da região.
COMO REALIZAR A INSTALAÇÃO DE UMA TELHA ECOLÓGICA?
A instalação de telhas ecológicas ou ecotelhados deve ser sempre conduzida por profissionais capacitados, afinal, a técnica requer atenção e expertise para um pleno funcionamento.
Para o Ecotelhado, é recomendado que seja instalado em uma laje plana, utilizando impermeabilização de PVC, com capacidade de formar uma cisterna para reuso de água da chuva e tecnologia anti-raízes.
RELEMBRE QUAIS SÃO AS PLANTAS DE COBERTURA MAIS INDICADAS
Após a instalação do Ecotelhado, é chegada a hora de escolher as plantas para a cobertura. Afinal, ter atenção na hora de escolher a planta de cobertura para o telhado verde faz toda a diferença na decoração, mas principalmente na funcionalidade do local.
Por isso, recomendamos um artigo com 5 sugestões de plantas para a sua casa ou prédio comercial. Para ler, acesse o conteúdo “Como escolher a planta de cobertura do telhado verde”.
Então, gostou da leitura do artigo? Se você possui outras dúvidas relacionadas às telhas ecológicas ou telhados verdes, comente!
ARQUITETURA ECOLÓGICA
O termo ecologia, segundo o dicionário, significa “ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si ou com o meio orgânico ou inorgânico no qual vivem”. A arquitetura ecológica, portanto, preza pela integração das construções com o meio ambiente, no intuito de causar o mínimo de impacto possível.
Esse tipo de arquitetura conta com materiais naturais como bambus e tijolos ecológicos, por exemplo; sistemas de captação de água da chuva, iluminação e ventilação natural, telhados verdes, jardins verticais, painéis de energia solar e sistemas de energia eólica.
Exemplo de casa construída com bambus.
ARQUITETURA SUSTENTÁVEL
O termo “sustentabilidade” está relacionado não apenas ao meio ambiente, mas também às questões econômicas e sociais. A sustentabilidade tem como objetivo promover o desenvolvimento das sociedades, contemplando tanto as gerações atuais quanto as futuras.
A arquitetura sustentável, assim sendo, refere-se ao cuidado em preservar a natureza e minimizar os impactos no meio ambiente, mas de forma que as construções sejam altamente duráveis.
Além de ser ecologicamente correta, a arquitetura sustentável busca implementar tecnologias que favoreçam a durabilidade e a estabilidade das construções.
Se uma construção é considerada ecológica, com materiais naturais que não agridam o meio ambiente, por exemplo, mas tiver um pequeno ciclo de vida, então essa construção não seria considerada sustentável. Por outro lado, se a construção for considerada sustentável, ela também se enquadra na arquitetura ecológica.
Agora que você entendeu a diferença entre os conceitos de arquitetura sustentável e ecológica, que tal implementá-los em sua casa? Acesse o link a seguir para saber mais sobre como promover a sustentabilidade em casa.