100% Elétrico
Sem Motorista e 100% Elétrico
No cantão de Schaffhausen, na Suíça, um pequeno ônibus circula pela cidade de Neuhausen am Rheinfall buscando e deixando passageiros enquanto desbrava o trânsito.
Mas esse ônibus não tem motorista. Não há nem mesmo um volante.
Uma funcionária dentro do ônibus responde às perguntas dos usuários e assume o controle do veículo a partir de um controle remoto, caso haja qualquer imprevisto, como obras nas ruas.
"Queremos mostrar ao mundo que veículos autônomos já existem e isso não é um projeto futurista", explica Peter Schnek, CEO da Trapeze Switzerland, operadora do ônibus.
"Isso é disruptivo porque hoje há um ponto cego no transporte público - as rotas da sua casa ao polo de transporte mais próximo nem sempre são servidas por transporte público".
"A ideia é fortalecer o transporte público do primeiro ao último quilômetro... então, em uma cidade inteligente, você pode se desvencilhar de seu carro."
A iniciativa não é nova no mundo. Em muitos países, ônibus e outros sistemas de transportes sem motoristas estão sendo testados.
Schneck prevê que esses veículos vão ser requisitados não só nas cidades, mas também nas zonas rurais.
"Veículos autônomos como esses - públicos ou privados - vão nos conectar de nossa casa a um polo de transporte", diz Arun Srinivasan, chefe de soluções de mobilidade da Bosch no Reino Unido, empresa de engenharia alemã que produz componentes e software para a indústria automotiva há décadas.
"Consideramos o transporte público em massa como a espinha dorsal da mobilidade nas cidades."