Alasca
O Alasca, que é o maior dos estados dos Estados Unidos, possui características climáticas, econômicas e de ocupação muito distintas dos outros 49 estados.
O Alasca, cuja capital é Juneau (em homenagem a Joe Juneau, um garimpeiro que encontrou ouro na região), é uma península cujo território faz fronteira com o Canadá. É um dos 50 estados dos Estados Unidos, embora não possua ligação territorial com esse país.
O Alasca foi comprado pelos Estados Unidos em 1867. Na data, o Império Russo recebeu 7,2 milhões de dólares pela venda do espaço. Esse valor foi bastante questionado pelos opositores à compra, que acreditavam ser um mau investimento, já que até então se acreditava que o estado era apenas uma porção de gelo estéril e sem propósito econômico.
As críticas à compra do território cessaram quando, no século seguinte, foram descobertas reservas importantes de ouro, zinco, gás natural, carvão, pedras preciosas e prata. Ainda no final da década de 1960, foi descoberta, no extremo norte do Alasca, a maior reserva de petróleo do continente americano – que se configura na atualidade como a maior fonte de renda do estado. A mineração é a atividade econômica mais importante dessa península gelada.
A ocorrência de glaciares em terras alasquianas está ligada à sua localização geográfica no extremo norte do planeta, o que favorece as baixíssimas temperaturas registradas durante quase todo o ano.
O Alasca tem um clima muito frio, e a sua proximidade com o polo norte afeta drasticamente o seu clima e o cotidiano dos habitantes. O extremo norte do Alasca é conhecido como a "Terra do Sol da Meia-Noite", já que o sol não se põe, proporcionando 24 horas de luz do dia, do início de maio ao início de agosto. Em oposição, o sol não nasce do final de novembro até o final de janeiro.
No norte, o clima é polar e, no sul e litoral, o clima é temperado. As temperaturas médias variam de -24°C a 16°C, dependendo da região e do período do ano.
Aspectos Demográficos
A ocupação do estado do Alasca, desde a sua criação, apresentou notáveis dificuldades. As terras recobertas de neve e gelo inviabilizam em muitos locais a agricultura e a pecuária, além do clima rigoroso para a população. Entretanto, os avanços na tecnologia, transportes e comunicação têm, nas últimas décadas, propiciado aos habitantes desse território um cotidiano mais confortável.
A região sul do Alasca possui floresta de coníferas. No verão, as temperaturas são mais amenas e a atividade pesqueira intensifica-se.
Apesar do gradativo aumento da população, a densidade demográfica do Alasca ainda é a menor dos estados dos Estados Unidos. Isso ocorre em virtude de sua população reduzida: 730 mil habitantes em oposição ao seu vasto território – 1.723.336 km². A distribuição da população, portanto, ocorre de maneira desigual.
Enquanto no norte, onde estão as mais baixas temperaturas, a população é escassa, nas regiões sul e sudeste, há uma maior concentração populacional. As regiões costeiras, onde o clima não é tão rigoroso, são as mais ocupadas. As principais cidades são Juneau (a capital), Anchorage e Fairbanks.