Valoriza cada vez mais moedas digitais
Moeda Digital Litecoin (LTC)
O Litecoin, criado em 2011, é conhecido como a prata digital, assim como o Bitcoin é considerado o ouro digital. Suas características se assemelham às da criptomoeda mais popular, apresentando um processamento mais rápido das transações financeiras e facilitando o processo de mineração e criação de novas moedas. Por isso, muitos a consideram uma alternativa ao Bitcoin. Além disso, seu limite de moedas é maior, totalizando 84 milhões de unidades, em comparação com os 21 milhões do Bitcoin. Atualmente, já circulam 66 milhões de moedas, e seu valor de mercado ultrapassa os US$ 8,8 bilhões, tornando a Litecoin a quinta cripto mais popular.
Crescimento do Mercado de Moedas Virtuais
O mercado de moedas virtuais cresceu bastante nos últimos anos, com mais de 2 mil moedas atualmente negociadas. É praticamente impossível abordar todas elas, por isso priorizamos as principais informações sobre as que estão no top 5. Aqui estão 20 outras moedas digitais que figuram entre as 100 mais promissoras, de acordo com avaliações de especialistas: Cardano, Bitcoin Cash, Polkadot, Stellar, Chainlink, Binance Coin, USD Coin, Wrapped Bitcoin, Bitcoin SV, Monero, EOS, TRON, NEM, THETA, Tezos, Neo, Crypto.com Coin, Synthetix, VeChain e Uniswap.
Cotação das Moedas Digitais
Diferentemente das moedas tradicionais, como o real, dólar e euro, a cotação das moedas digitais não é diretamente influenciada pela política monetária dos governos. O principal fator que afeta a cotação é a proporção entre oferta e procura. Assim, se mais pessoas estão interessadas em comprar, a cotação sobe imediatamente; se há mais vendedores, a cotação cai.
Exemplo de Valorização
Um exemplo claro disso ocorreu em 2018, quando o preço do Bitcoin disparou no mercado, levando a uma valorização significativa de outras moedas digitais. Esse sucesso deve-se ao aumento do interesse das pessoas em investir no mercado de criptomoedas. No entanto, a oscilação na cotação também pode ser impulsionada por fatores como aceitação no mercado e o aumento de carteiras virtuais, indicando que mais pessoas utilizam as moedas como meio de investimento ou pagamento.
Funcionamento do Mercado
Um ponto interessante sobre a cotação das moedas digitais é que o mercado funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. O principal site para acompanhar o valor das moedas digitais em tempo real é o Coinmarketcap.com, onde é possível conferir o ranking das moedas virtuais e saber se estão em alta ou queda. Se você tem interesse em investir nesse mercado, é recomendável consultá-lo frequentemente.
Como Comprar Moedas Digitais no Brasil
As moedas virtuais são comercializadas pela internet. Para comprar e vendê-las, basta acessar sites nacionais especializados, como Mercado Bitcoin, Foxbit e Braziliex. Depois, crie sua conta gratuitamente e informe o valor em reais ou a quantidade de moedas virtuais desejada para compra ou venda.