Vassouras
Vassouras é um município brasileiro localizado no Centro-Sul do estado do Rio de Janeiro.
História
Início do Povoamento
Em 5 de outubro de 1782, o açoriano Francisco Rodrigues Alves e seu sócio Luís Homem de Azevedo, que residiam em Sacra Família do Tinguá (atualmente um distrito do município de Engenheiro Paulo de Frontin), receberam uma sesmaria no "sertão da Serra de Santana, Mato Dentro por detrás do Morro Azul". Posteriormente, essas terras ficaram conhecidas como “Sesmaria de Vassouras e Rio Bonito".
A localidade, repleta de arbustos utilizados na confecção de vassouras, deu origem ao nome Vassouras.
Vassouras está situada na região que posteriormente foi denominada Vale do Paraíba. Essa região ficou conhecida como Caminho Novo e o Caminho do Proença, pois ligava Minas Gerais, durante o ciclo do ouro, ao porto do Rio de Janeiro, facilitando o escoamento dessa produção destinada ao Império Português. Devido a essa conexão econômica de importância, a Coroa Portuguesa promulgou um decreto real protegendo essa área, com o objetivo de fiscalizar e impedir o contrabando de ouro, o que impediu o povoamento do local até o final do século XVIII e início do século XIX.
As terras foram sendo ocupadas aos poucos de duas formas: a primeira por concessão real, através da doação de sesmarias ou por serviços prestados à Coroa, e a segunda pela ocupação das terras por posseiros, devido ao comércio tropeiro que passava pelo Caminho Novo. O primeiro proprietário a ocupar as terras da cidade de Vassouras foi Francisco Rodrigues Alves, que a partir de 1792 já possuía cafezais em sua propriedade, embora apenas em quantidade suficiente para abastecer a família.