Tipos de Ilha
Entende-se por ilha qualquer porção de terras emersas cercada de água por todos os lados. É claro que todas as terras emersas estão sempre cercadas pelas águas dos oceanos, mas, para caracterizar uma ilha, é preciso não apresentar dimensões continentais. Entende-se por “dimensões continentais” qualquer área maior que a Austrália, pois esse país possui uma área quase equivalente ao menor continente da Terra, a Oceania. Assim, para ser ilha, uma porção de terras emersas precisa estar cercada de água em todos os lados e ser menor que o território australiano.
Com essa definição, existem milhares de ilhas em todo o mundo, tanto que não há um número oficial bem definido. Até porque novas ilhas surgem constantemente e outras desaparecem devido aos movimentos da circulação oceânica. A maior de todas é a Groenlândia, com 2.166.086 km², enquanto a Indonésia é o maior país exclusivamente formado por ilhas.
Para facilitar os estudos sobre o tema, define-se uma classificação conforme a gênese que divide os diferentes tipos de ilhas em quatro segmentos principais: vulcânicas, continentais, fluviais e lacustres.
Ilhas Vulcânicas
As ilhas vulcânicas são aquelas formadas pela consolidação do material magmático em regiões oceânicas através da atividade de vulcões marinhos ou pelos diferentes contatos entre placas tectônicas. Normalmente, os vulcões expelem, ao longo de muitos anos, uma boa quantidade de lava, que vai se acumulando e, com o tempo, atinge a superfície, formando as terras emersas. Esse tipo de ilha é muito comum e geralmente apresenta relevos acidentados e formações geológicas recentes, ou seja, pouco alteradas pelos agentes externos de transformação do relevo.
Ilhas Continentais
As ilhas continentais são aquelas que se formam como uma espécie de extensão do continente, sendo também chamadas de ilhas residuais. Elas formam-se, quase sempre, da erosão das áreas continentais, que faz com que parte das terras seja invadida pelas águas, isolando alguns pontos. Em alguns casos, elas são subclassificadas como flúvio-marinhas, quando de um lado temos o mar e de outro temos o rio, um exemplo disso é a Ilha do Marajó.
Ilhas Fluviais
As ilhas fluviais são aquelas que se formam quando uma área é cercada por dois rios ou por dois canais de um mesmo rio, isolando uma área do ambiente ao seu redor. Esse é o caso da Ilha do Bananal, cercada pelos rios Araguaia e Javaés, que é considerada a maior ilha fluvial do planeta, com uma área aproximada de 20.000 km².
Ilhas Lacustres
Já as ilhas lacustres, como o nome indica, são aquelas que se formam em áreas de lagos, sobretudo de tipos amplos e espaçados. Elas costumam surgir quando há uma grande deposição de sedimentos no interior do lago, provocando o acúmulo deles até a superfície e formando os bancos de areia. Com o tempo, esses vão se expandindo e, em alguns casos, abrigam até vegetações.
Esses são os tipos principais, podendo haver também alguns subtipos ou outras denominações aqui não mencionadas, como os atóis, que se formam geralmente pelo agrupamento de corais sobre áreas de passagem a poucos metros abaixo da superfície oceânica.