Rede social
Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por meio de um ou mais tipos de relacionamentos, e esses relacionamentos têm valores e objetivos comuns. Uma das características básicas da definição da rede é a sua abertura, que permite relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. “Portanto, a rede não é apenas mais uma forma de estrutura, mas também quase não-estrutura. Em certo sentido, a vantagem da rede está em sua capacidade de criar e cancelar rapidamente a rede.
As redes sociais online podem operar em diferentes níveis, por exemplo, redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Google+, YouTube, MySpace, Badoo), redes profissionais (LinkedIn), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, redes militares, etc. Elas podem analisar como as organizações desenvolvem suas próprias atividades, como os indivíduos atingem objetivos ou medem o capital social - o valor que os indivíduos obtêm das redes sociais. As redes sociais estão se tornando cada vez mais importantes na sociedade moderna. Suas principais características são a auto geração, horizontalidade e dispersão de seu design.
Marketing nas Redes Sociais
As redes sociais criaram uma nova forma de explorar a dinâmica das relações entre empresas e clientes. O marketing nas redes sociais é mais personalizado e interativo do que qualquer outra mídia, mas você também deve lembrar que essas novas ferramentas que aparecem todos os dias são as mais comuns dos usuários e são cada vez mais difíceis de entender. A gestão profissional do marketing de redes sociais requer aprendizagem e conhecimento em outras áreas, como comunidades virtuais e conexões.
Por isso, o marketing e a comunicação percorrem atualmente um caminho pautado por canais de comunicação diversificados, onde existem duas formas: marcas e consumidores dialogam e vice-versa. As redes sociais também permitem a mesma interação em tempo real, pois estão conectadas 24 horas por dia, 365 dias por ano. A empresa e seus usuários se conectam quase que automaticamente, sempre sabendo a opinião uns dos outros.
Por exemplo, se uma empresa lança um novo produto e quer saber se terá sucesso no mercado, poderá realizar um questionário aos seus seguidores. Após as respostas, saberá se o produto será aceito ou se precisa ser mudado. Tudo isso em tempo real ou em poucos dias, enquanto, com outros sistemas antigos, é muito mais complicado e demorado. As redes sociais permitem até que as empresas façam pesquisas de mercado a um custo muito baixo.