A principal diferença entre cripto moeda e moeda fiduciária digital!
As moedas digitais são intangíveis, ou seja, não têm forma física e existem apenas no formato digital (bits). Por exemplo, quando você paga com cartão de crédito, cartão de débito ou PayPal, você está usando moeda digital. Aos poucos, o mundo estabeleceu uma sociedade sem moeda física, e cada vez mais moedas digitais são utilizadas como meio de pagamento, pois não têm fronteiras geográficas ou políticas.
As moedas criptografadas são um tipo específico de moeda digital. A principal atração da criptomoeda é a privacidade, segurança e descentralização. Elas são criadas com base na tecnologia blockchain, portanto, as transações não são verificadas por uma autoridade central, mas pela própria comunidade. Não há necessidade de confiar em ninguém, pois qualquer motivação que impeça o código de escapar do sistema está contida no próprio código.
Moeda Fiduciária Digital
Por outro lado, a moeda fiduciária digital é centralizada, ou seja, emitida e controlada por agências governamentais reconhecidas (como bancos centrais). Todas as transações são verificadas por uma agência autorizada, que confere o saldo do transferidor para confirmar se a pessoa realmente possui a quantia e, em seguida, transfere para a conta de destino. Desta forma, contas e transações podem ser bloqueadas ou congeladas devido a suspeitas de violações.
Essas informações também são armazenadas em um servidor central, o que o torna mais vulnerável a eventuais ataques. Você deve confiar no sistema e nessas instituições e acreditar que elas protegerão suas informações e dinheiro. Por sua vez, como não há autoridade central, a criptomoeda é descentralizada. Elas são liberadas por código e podem ser criadas uma vez ou ao longo do tempo. As regras são definidas pelos próprios usuários e também existem regras para verificar transações.