Oceano Atlântico
O oceano Atlântico é o segundo maior oceano em extensão, com uma área de aproximadamente 106.400.000 km², cerca de um quinto da superfície da Terra. É o oceano que separa a Europa e a África a leste da América a oeste. Seu nome deriva de Atlas, uma divindade da mitologia grega. É por isso que, às vezes, o oceano Atlântico é referido como "mar de Atlas". A menção mais antiga sobre seu nome é encontrada em Histórias, de Heródoto, por volta de 450 a.C. Antes de os europeus descobrirem outros oceanos, o termo "oceano" foi sinônimo de todas as águas que circundam a Europa Ocidental e que os gregos acreditavam ser um grande rio que circundava toda a Terra. Esta denominação desapareceu, no entanto, na Idade Média, altura em que se utilizava o nome de "mar Ocidental" ou "mar do Norte" (que hoje designa uma parte do Atlântico, o mar do Norte). O responsável pelo reaparecimento do nome "Atlântico" foi o geógrafo Mercator, ao utilizá-lo em seu célebre mapa do mundo em 1569. A partir deste momento, a nomenclatura da Idade Média foi gradualmente sendo substituída por este nome, que subsiste até os nossos dias.
O oceano Atlântico apresenta uma forma semelhante à letra S. Sendo uma divisão das águas marítimas terrestres, o Atlântico é ligado ao oceano Ártico (que às vezes é referido como sendo apenas um mar do Atlântico) a norte, ao oceano Pacífico a sudoeste, ao oceano Índico a sudeste e ao oceano Antártico a sul. (Alternativamente, ao invés do oceano Atlântico ligar-se com o oceano Antártico, pode-se estabelecer a Antártida como limite sul do oceano, sob outro ponto de vista). A linha do Equador divide o oceano em Atlântico Norte e Atlântico Sul. Com um terço das águas oceânicas mundiais, o Atlântico inclui mares como o Mediterrâneo, o mar do Norte, o Báltico e o mar das Caraíbas (Caribe).
Geografia
O oceano Atlântico, o segundo maior do mundo em superfície, está localizado em sua maior parte no hemisfério ocidental e se estende no sentido Norte-Sul. O oceano Atlântico cobre uma área de aproximadamente 106.461.460 quilômetros quadrados, ou 21% da terra. Entretanto, ele está se alargando no local onde as placas da América do Sul e da América do Norte se afastam das placas da Eurásia e da África, a uma velocidade de cerca de 4 centímetros por ano.
Com um formato que lembra um S, comunica com o oceano Ártico pelo estreito da Islândia; com o oceano Pacífico e com o oceano Índico pela ampla passagem que se abre entre a América, a África e a Antártida, nas altas latitudes austrais. No hemisfério Norte, como as costas continentais são muito recortadas, delimitam numerosos mares anexos (mar da Mancha, mar do Norte, mar Báltico, mar Mediterrâneo, mar das Antilhas). Ao sul, ao contrário, as costas são bem retilíneas.
O Atlântico, embora seja o segundo em extensão, é o oceano que, junto com seus mares, banha a maior quantidade de países:
- Os países litorâneos das Américas do Norte e do Sul - Canadá, Estados Unidos, Brasil, Uruguai, Argentina;
- Pelo mar do Caribe, parte do Atlântico, são banhados os países no norte da América do Sul, os da América Central e todos os insulares do Caribe;
- Os países do litoral oeste da África;
- Os países litorâneos do oeste da Europa e os do Báltico;
- Pelo mar Mediterrâneo, são banhados os países litorâneos do sul da Europa, norte da África e oeste da Ásia Menor.