Mamíferos Voadores
Você já viu algum mamífero que voa? Normalmente, quando pensamos em animais voadores, a primeira coisa que vem à mente são imagens de pássaros. No entanto, no reino animal existem muitos outros animais voadores, desde insetos a mamíferos. É verdade que alguns destes animais não voam, apenas deslizam ou possuem estruturas corporais que lhes permitem saltar de grandes alturas sem serem danificados ao chegar ao chão.
Ainda assim, existem mamíferos voadores que realmente têm a capacidade de voar, não apenas planar, como é o caso dos morcegos. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos mostrar as curiosas características dos mamíferos voadores e uma lista com fotos das espécies mais representativas.
Características dos Mamíferos Voadores
A olho nu, as asas de um pássaro e de um morcego podem parecer muito diferentes. As aves têm asas cobertas de penas e os morcegos possuem asas com pêlo; porém, observando a sua estrutura óssea, veremos que eles possuem os mesmos ossos: úmero, rádio, ulna, carpos, metacarpos e falanges.
Nas aves, alguns dos ossos correspondentes ao pulso e à mão desapareceram, mas nos morcegos isso não ocorre. Estes animais alongaram incrivelmente os seus ossos metacarpianos e falanges, expandindo a extremidade da asa, exceto o polegar, que mantém seu pequeno tamanho e serve para os morcegos se apoiarem ao andar, subir ou pousar.
Para voar, esses mamíferos tiveram de reduzir seu peso corporal, assim como as aves, diminuindo a densidade dos ossos, tornando-os mais porosos e leves para facilitar o voo. As patas traseiras foram reduzidas e, por serem ossos frágeis, não conseguem suportar o peso do animal em pé. Por isso, os morcegos descansam de cabeça para baixo.
Além dos morcegos, outros exemplos de mamíferos voadores são os esquilos voadores e os colugos. Esses animais, em vez de asas, desenvolveram outra estratégia de voo, ou melhor, de planagem. A pele entre as pernas dianteiras e traseiras, assim como entre as patas traseiras e a cauda, cria uma espécie de paraquedas que lhes permite planar.