Hayao Miyazaki
Hayao Miyazaki (宮崎駿 Miyazaki Hayao, Tóquio, 5 de janeiro de 1941) é um animador, cineasta, roteirista, escritor e artista de mangá japonês. É co-fundador do Studio Ghibli, uma companhia de cinema e animação, tendo conquistado reconhecimento e aclamação internacional pela qualidade de suas várias-metragens de animação, os quais ele informa e dirige, sendo considerado um dos principais nomes da indústria de animação japonesa.
Miyazaki, desde cedo em sua vida, expressou interesse em mangás e animações, indo estudar na Universidade Gakushuin e sendo contratado pela Toei Animation em 1963. Em seus primeiros anos profissionais, trabalhou como animador intermediário e depois colaborou com Isao Takahata. Também contribuiu com a animação de algumas produções da Toei até ir trabalhar para a A Production em 1971, onde co-dirigiu Lupan Sansei junto com Takahata. Miyazaki pouco depois foi trabalhar na Zuiyō Eizō em 1973, atuando como animador de Sekai Meisaku Gekijō e diretor da série televisiva Mirai Shōnen Conan. Mudou de empresa novamente em 1979, desta vez juntando-se à equipe Tokyo Movie Shinsha, estúdio onde dirigiu seus dois primeiros longas-metragem, Lupan Sansei: Kariosutoro no Shiro em 1979 e Kaze no Tani no Naushika em 1984, além da série Meitantei Hōmuzu.
Ele co-fundou o Studio Ghibli em 1985 e escreveu e dirigiu Tenkū no Shiro Rapyuta em 1986, Tonari no Totoro em 1988, Majo no Takkyūbin em 1989 e Kurenai no Buta em 1992. Estes longas foram grandes sucessos comerciais e de crítica no Japão. Seu trabalho seguinte foi Mononoke Hime, que tornou-se o primeiro filme de animação a vencer o Prêmio de Melhor Filme da Academia Japonesa e se tornou o longa de maior bilheteria no Japão em 1997; sua distribuição no Ocidente aumentou a popularidade do Studio Ghibli fora do Japão. Sen para Chihiro no Kamikakushi, de 2001, foi o filme japonês de maior bilheteria na história e rendeu a Miyazaki o Oscar de Melhor Filme de Animação. Seus longas seguintes, Hauru no Ugoku Shiro de 2004, Gake no Ue no Ponyo de 2008 e Kaze Tachinu de 2013, também foram sucessos comerciais e críticos.
Os trabalhos de Miyazaki são caracterizados pela recorrência de diversos temas, como a relação da humanidade com a natureza e a tecnologia, a integridade de padrões de vida naturais e tradicionais, a importância da arte e perícia e a dificuldade de manter uma ética pacifista em um mundo violento. Suas protagonistas são frequentemente meninas ou jovens mulheres fortes, com muitos de seus trabalhos apresentando antagonistas ambíguos que possuem qualidades redentoras. Suas obras já foram muito elogiadas e premiadas, com ele inclusive tendo recebido um Oscar Honorário em novembro de 2014 por suas contribuições à animação. Miyazaki também já foi citado como fonte de inspiração por diversos animadores, diretores e escritores.
Primeiros anos
Hayao Miyazaki nasceu em 5 de janeiro de 1941 na cidade de Akebono-cho, na região especial de Bunkyo, Tóquio, Império do Japão. Era o segundo de quatro filhos de Katsuji Miyazaki, diretor da Miyazaki Airplane, que fabricava os lemes dos caças de combate japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. Os negócios familiares permitiram que a família mantivesse um padrão de vida estável durante os primeiros anos da vida de Miyazaki. A família foi evacuada para Utsunomiya em 1944. Eles foram evacuados novamente em julho de 1945, após o bombardeio de Utsunomiya, desta vez para Kanuma. O bombardeio deixou uma impressão duradoura em Miyazaki, que tinha apenas quatro anos na época. Sua mãe, Dola, sofreu de tuberculose vertebral de 1947 a 1955; ela passou os primeiros anos no hospital e depois recebeu cuidados em casa. Dola era uma mulher severa e intelectual, que questionava regularmente as "normas socialmente aceitas". Ela morreu em julho de 1983 aos 71 anos de idade.
Miyazaki começou seus estudos em 1947, entrando em uma escola primária de Utsunomiya, onde cursou da primeira à terceira série. Sua família então voltou para Tóquio e se estabeleceu em Suginami, onde ele completou a quarta série na Escola Primária Ōmiya e a quinta na Escola Primária Eifuku. Depois disso, ele cursou o colegial na Escola Ōmiya. Miyazaki desejava se tornar um artista de mangás, porém descobriu que tinha dificuldades em desenhar pessoas; em vez disso, por vários anos, ele apenas desenhou aviões, tanques e navios de guerra. Foi influenciado por vários artistas de mangás, como Tetsuji Fukushima, Soji Yamakawa e Osamu Tezuka. Ele destruiu boa parte de seus primeiros trabalhos, acreditando que era uma "má forma" copiar o estilo de Tezuka, pois isso estava prejudicando seu próprio desenvolvimento como artista. Ele se formou na Escola Colegial Ōmiya e em seguida foi estudar na Escola Colegial Toyotama. Seu interesse por animação foi despertado no seu primeiro ano, quando assistiu Hakujaden. Miyazaki "se apaixonou" pela heroína do filme, o que lhe deixou uma duradoura impressão.
Ele foi estudar na Universidade Gakushuin e entrou no "Clube de Pesquisa de Literatura Infantil", a coisa mais próxima na época de um clube de quadrinhos. Em seu tempo livre, costumava visitar seu professor de arte do colegial e desenhar em seu estúdio, onde os dois bebiam e "conversavam sobre política, vida, todos os tipos de coisas". Miyazaki se formou em 1963 em ciência política e economia.