Conheça sua Pele
A pele forma uma camada protetora que envolve toda a superfície externa do nosso corpo. É o maior órgão de todos, correspondendo a 16% do nosso peso corporal. A pele recobre o corpo, protegendo-o da perda excessiva de água, do atrito e dos raios ultravioleta do sol. Também recebe estímulos do ambiente e colabora com mecanismos para regular sua temperatura. Nela encontramos unidades chamadas de células, elementos vivos que respiram, alimentam-se, reproduzem-se, sofrem interferências de fatores internos e externos, apresentam carência e desequilíbrio, desgastam-se sob a ação do tempo e morrem. Assim, cuidar bem da pele não pode ser considerado somente vaidade, mas sim um requisito básico para conservá-la saudável. Nossa pele é como um espelho: reflete nossa saúde interior, estilo de vida, características genéticas e, sobretudo, nosso amor próprio.
A pele é composta por camadas: epiderme e derme, nas quais estão imersos os anexos da pele. Abaixo da derme fica a hipoderme, que não é considerada como parte da pele, mas tem a função de apoiar e unir a pele ao resto do corpo.
EPIDERME
A epiderme é a camada mais superficial da pele, que entra em contato direto com o meio externo. É, verdadeiramente, a camada protetora da pele. É formada por quatro diferentes partes e cada parte representa um estágio diferente no ciclo da vida de uma célula. A epiderme, camada mais externa da pele, é constituída por células epiteliais (queratinócitos) com disposição semelhante a uma "parede de tijolos". Estas células são produzidas na camada mais inferior da epiderme (camada basal ou germinativa) e, em sua evolução em direção à superfície, sofrem um processo de queratinização, que dá origem à camada córnea, composta basicamente de queratina, uma proteína responsável pela impermeabilização da pele. A renovação celular constante da epiderme faz com que as células da camada córnea sejam gradativamente eliminadas e substituídas por outras. Além dos queratinócitos, também encontramos na epiderme: os melanócitos, que produzem o pigmento que dá cor à pele (melanina) e células de defesa imunológica (células de Langerhans). A epiderme dá origem aos anexos cutâneos: unhas, pelos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. A abertura dos folículos pilossebáceos (pelo + glândula sebácea) e das glândulas sudoríparas na pele formam os orifícios conhecidos como poros.
- As unhas são formadas por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e pés.
- Os pelos existem por quase toda a superfície cutânea, exceto nas regiões palmar e plantar. Podem ser minúsculos e finos (lanugem) ou grossos e fortes (terminais). No couro cabeludo, os cabelos são cerca de 100 a 150 mil fios e seguem um ciclo de renovação no qual aproximadamente 70 a 100 fios caem por dia para mais tarde darem origem a novos pelos. Este ciclo de renovação apresenta 3 fases: anágena (fase de crescimento) - dura cerca de 2 a 5 anos, catágena (fase de interrupção do crescimento) - dura cerca de 3 semanas e telógena (fase de queda) - dura cerca de 3 a 4 meses.
- As glândulas sudoríparas produzem o suor e têm grande importância na regulação da temperatura corporal. São responsáveis pela eliminação de toxinas e pelo equilíbrio da temperatura corporal. Quando está calor, essas glândulas se dilatam para eliminar o suor e, quando está frio, elas se contraem para ajudar a manter a temperatura do corpo. É através dos poros que os produtos ou veículos cosméticos penetram nas camadas internas da pele. São de dois tipos: as écrinas, que são mais numerosas, existindo por todo o corpo e produzem o suor eliminando-o diretamente na pele; e as apócrinas, existentes principalmente nas axilas, regiões genitais e ao redor dos mamilos; são as responsáveis pelo odor característico do suor, quando a sua secreção sofre decomposição por bactérias.
- As glândulas sebáceas produzem a oleosidade ou o sebo da pele, substância lubrificante composta por óleo, gordura e cera. Quando a secreção sebácea é excessiva, provoca a dilatação dos poros da pele, facilitando o estabelecimento da acne. Mais numerosas e maiores na face, couro cabeludo e porção superior do tronco, não existem nas regiões palmares e plantares. Estas glândulas eliminam sua secreção no folículo pilo-sebácea.
Cada vez que uma célula descama na superfície da epiderme (10% a cada dia), uma célula inicia nova divisão na camada germinativa. Ou seja, a descamação é um estímulo para a camada basal iniciar nova divisão.
DERME
A derme, localizada entre a epiderme e a hipoderme, é responsável pela resistência e elasticidade da pele. É constituída por tecido conjuntivo (fibras colágenas e elásticas envoltas por substância gelatinosa fundamental - o gel coloidal, rico em nutrientes), vasos sanguíneos e linfáticos, nervos e terminações nervosas. Os folículos pilossebáceos e glândulas sudoríparas, originadas na epiderme, também se localizam na derme.
- Fibras Colágenas e Elásticas: As fibras dão suporte à pele. As fibras colágenas são compostas pela proteína colágeno e são responsáveis pela firmeza. As fibras elásticas, formadas pela proteína elastina, são responsáveis pela elasticidade, formando uma rede de finas fibras entre as ligações de colágeno. O rompimento dessas fibras na pele resulta no aparecimento das estrias.
- Vasos Sanguíneos: Responsáveis pela oxigenação e nutrição das células, transportam nutrientes e oxigênio para a derme que os difunde para a epiderme.
- Terminações Nervosas: Responsáveis pela sensibilidade da pele, recebem estímulos sensoriais como temperatura, dor, coceira, ardência, pressão, vibrações e toques.
HIPODERME
A hipoderme não é considerada parte da pele. Conhecida também como tecido celular subcutâneo, é a porção mais profunda da pele, composta por feixes de tecido conjuntivo que envolvem células gordurosas (adipócitos) e formam lobos de gordura. Sua estrutura fornece proteção contra traumas físicos, além de ser um depósito de calorias. Tem como principais funções:
- Armazenar reservas de nutrientes e de energia para o organismo;
- Proteger o organismo contra choques externos;
- Termo-regulação, pois a gordura é um isolante térmico;
- Função plástica, modelando a silhueta e definindo o contorno corporal conforme a idade, sexo e estado nutricional. Os nódulos de gordura e celulite são formados nesta camada da pele.
Sua pele merece cuidados especiais, não importa a idade que você tem, e sim como se encontra até o momento. Lembre-se: nunca é cedo ou tarde demais para você começar a cuidar da sua pele!