Cistite
Cistite (do grego κύστη, "quisti", e "-itis", "inflamação da bexiga") é uma infecção urinária da bexiga, geralmente causada por infecção por bactérias, como E. coli ou Staphylococcus saprophyticus. Pode se complicar com infecção de ureteres e rins ou entrada na corrente sanguínea. Também pode se referir a inflamações causadas por medicamentos, radioterapia, secundária a outras doenças ou potenciais irritantes, tais como produtos de higiene, espermicidas ou o uso de um cateter por longos períodos.
Nos homens, essas alterações são muito mais graves, tanto em termos de sintomas quanto de gravidade, podendo resultar em inflamação crônica ou dano neurológico. Além disso, sua origem é frequentemente complicada (obstruções, estagnação de urina, ...). Muitas vezes, os homens são afetados por uretrite ou uretrocistite, e não por cistite "simples", dada a extensão do canal.
Causas
Existem diversas causas possíveis para inflamação da bexiga:
- Infecção não hospitalar (na comunidade): E. coli (80%) e Staphylococcus saprophyticus (10%). É oito vezes mais comum em mulheres e a causa mais comum de cistite.
- Infecção hospitalar (nosocomial): associação com o uso de cateter ou após cirurgias. Podem ser causadas por diversas bactérias, entre elas E. coli (27%), Klebsiella (11%), Pseudomonas (11%), Enterococcus (7%) ou por fungos como Candida albicans (9%). É o tipo de infecção hospitalar mais comum.
- Desconhecida (idiopática): Como no caso de cistite intersticial.
- Medicamentos: Particularmente a ciclofosfamida, drogas quimioterápicas e ifosfamida.
- Radioterapia: O tratamento com radiação na área pélvica pode provocar respostas inflamatórias no tecido da bexiga.
- Produtos químicos: Pode ser causado por banho de espuma, sabão, desodorante, sprays de higiene feminina, gel espermicida ou por reação alérgica a uma substância na urina.
- Complicação de outras doenças: tais como cânceres ginecológicos, doenças inflamatórias pélvicas, endometriose, doença de Crohn, lúpus, diverticulite ou tuberculose.