Benefícios da Goiaba
Você gosta de goiaba? Conhece seus benefícios? Fruta muito nutritiva, a goiaba possui um sabor doce e azedinho e pode ser encontrada em quatro tipos: as mais conhecidas são a vermelha e a branca, mas existem também as rosas e amarelas.
As sementes, distribuídas pela polpa, são comestíveis. Quando ainda está verde, a fruta é bastante firme e conforme amadurece se torna mais macia.
As diferenças entre a variedade de polpa vermelha e a branca não estão só na cor: a goiaba de polpa branca possui uma quantidade bastante considerável de vitamina C. Já a variedade de polpa vermelha apresenta uma quantidade grande de licopeno, um nutriente antioxidante potente que ajuda na prevenção de câncer e na proteção contra doenças cardiovasculares ao evitar a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos.
Propriedades da Goiaba
As sementes são ricas em ácido linoleico, o Ômega-6. Em geral, apenas as variedades de polpas brancas e vermelhas são comercializadas.
A vitamina mais abundante na goiaba é a vitamina C, mas também possui outras vitaminas e minerais como: Vitamina A, E e complexo B (exceto B12). Minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo e potássio estão presentes, embora em quantidades menores.
Possui licopeno e antioxidantes que protegem contra o estresse oxidativo.
As folhas de goiaba são benéficas à saúde, pois são ricas em quercetina e triterpenos, que contribuem para a atividade antisséptica e antiespasmódica, sendo utilizadas na medicina alternativa para o tratamento de diarreia e cicatrização de lesões, por exemplo.
Benefícios da Goiaba
Para se obter os benefícios da goiaba, é preciso incluí-la na alimentação com regularidade, consumindo pelo menos duas goiabas por dia. O ideal é que sejam orgânicas, pois possuem mais nutrientes e são livres de venenos.
- Boa para os diabéticos: Com um baixo índice glicêmico e rica em fibras, a goiaba ajuda a evitar picos de glicose e insulina no sangue, controlando a diabetes.
- Ajuda na saúde da pele: Várias substâncias presentes na goiaba, como vitaminas A e C, licopeno e caroteno, protegem contra os danos dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.
- Melhora a digestão: Contém fibras que melhoram a digestão e têm propriedades antibacterianas, protegendo contra diarreia e constipação.
- Propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas: As folhas da goiabeira combatem infecções e podem ser utilizadas para tratar dor de dente e inflamações bucais.
- Boa para o intestino: Ricas em fibras, as goiabas garantem um bom trânsito intestinal e ajudam na eliminação rápida das fezes, regulando problemas de constipação e intestino solto.
- Boa para a saúde vascular: Estudo indica que consumir 5-9 goiabas por dia pode reduzir o colesterol e triglicerídeos, além de melhorar o colesterol HDL.
- Atua na prevenção do câncer: É uma excelente fonte de antioxidantes, fitonutrientes e flavonoides, protegendo contra o câncer.
Formas de Consumo
A goiaba deve ser consumida preferencialmente in natura. Na culinária, é utilizada na confecção de molhos salgados e agridoces, além de doces (goiabada), geleias, compotas, sorvetes e sucos.
Um grande problema no consumo da goiaba é a utilização de agrotóxicos no cultivo da fruta, que está na lista das mais pulverizadas. Portanto, a melhor opção é consumir a goiaba orgânica.