Gengiva – Cuidados simples e eficazes
Para garantir a saúde bucal completa, não basta apenas se preocupar com os dentes; é fundamental ter cuidados com a gengiva.
Boca saudável é sinal de saúde em dia; afinal, nossa boca é a porta de entrada do corpo e sempre que algo não está bem, sentimos um reflexo na boca.
Mau hálito, sangramento nas gengivas e até perda dos dentes são consequências de uma higiene bucal falha.
5 cuidados com a gengiva
1. Escovação
Uma boa escovação inclui dentes, língua e gengivas. Para não machucá-las, use sempre uma escova de dente extra macia e não pressione com força a escova.
A higiene bucal ideal inclui a escovação, pelo menos, três vezes por dia e sempre após a ingestão de doces. Cuide para não exagerar na quantidade de pasta de dente.
2. Fio dental
Ele é fundamental para uma higiene completa. O fio dental deve ser utilizado pelo menos uma vez por dia ou sempre que sentir necessidade.
Ele remove a placa bacteriana e os restos alimentares que ficam entre os dentes e abaixo das gengivas, onde a escova não alcança.
3. Alimentação
A alimentação influencia diretamente na saúde bucal. Alguns alimentos fortalecem os dentes, enquanto outros podem deixar seus dentes amarelados.
Uma alimentação balanceada ajuda a prevenir doenças gengivais e mau hálito.
4. Enxaguantes bucais
Os enxaguantes bucais proporcionam hálito fresco e sensação de limpeza; mas tome cuidado, pois eles não substituem a escovação e o uso do fio dental.
Eles servem apenas para auxiliar na higiene bucal e devem ser utilizados conforme as orientações do seu dentista.
5. Consulta ao dentista
Mesmo se você tomar todos os cuidados acima, ainda assim é essencial consultar seu dentista, pelo menos duas vezes por ano.
Somente o profissional será capaz de avaliar a saúde dos seus dentes e gengivas e tratá-los de maneira efetiva, caso constate algum problema.
Fique atento
Sua gengiva não deve sangrar na hora da escovação ou ao utilizar fio dental. Se isso acontecer, é um sinal de que você está com alguma doença gengival.
Agende imediatamente sua consulta ao dentista para tratar o problema.
Se não for tratada, a doença gengival pode piorar, causando mau hálito, vermelhidão e inchaço nas gengivas, retração e, eventualmente, a perda de dentes.