Batalha de Hastings
A Batalha de Hastings foi travada em 14 de outubro de 1066, entre o exército franco-normando do duque Guilherme II da Normandia (r. 1035–1087) e um exército inglês sob o rei anglo-saxão Haroldo II (r. 1066), durante a conquista normanda da Inglaterra. O combate ocorreu cerca de 11 quilômetros a noroeste de Hastings, próximo à atual cidade de Battle, em East Sussex, resultando em uma decisiva vitória normanda.
O estopim para a batalha foi a morte do rei sem filhos Eduardo, o Confessor (r. 1042–1066), em janeiro de 1066, que provocou uma luta pela sucessão entre vários pretendentes ao trono. Haroldo foi coroado rei logo após a morte de Eduardo, mas enfrentou invasões de Guilherme, de seu próprio irmão Tostigo e do rei norueguês Haroldo Hardrada (r. 1046–1066). Hardrada e Tostigo derrotaram um exército apressadamente reunido pelos ingleses na Batalha de Fulford em 20 de setembro de 1066, mas foram, por sua vez, derrotados por Haroldo na Batalha de Stamford Bridge, cinco dias depois. A morte de Tostigo e Hardrada em Stamford Bridge deixou Guilherme como o único adversário sério de Haroldo na Inglaterra.
Enquanto Haroldo e suas forças se recuperavam da batalha, Guilherme desembarcou seus exércitos invasores no sul da Inglaterra, em Pevensey, em 28 de setembro de 1066, estabelecendo uma base para a conquista do reino. Haroldo foi forçado a marchar rapidamente ao sul, reunindo forças ao longo do caminho.
Composição das Forças
Os números exatos de participantes na batalha são desconhecidos, mas estimativas apontam cerca de 10.000 soldados para Guilherme e aproximadamente 7.000 para Haroldo. A composição das forças é mais clara: o exército inglês era composto quase inteiramente por infantaria, com poucos arqueiros, enquanto que cerca da metade da força invasora era de infantaria, com o restante dividido igualmente entre cavalaria e arqueiros. Haroldo tentou surpreender o duque da Normandia, mas batedores encontraram seu exército e relataram sua chegada a Guilherme, que marchou de Hastings ao campo de batalha para enfrentar o rei da Inglaterra.
O Confronto
A batalha durou cerca de nove horas, ao anoitecer. Os primeiros esforços dos invasores para quebrar as linhas de batalha inglesa tiveram pouco efeito, levando os normandos a adotarem a tática de fingir fuga e, em seguida, atacar os perseguidores. A morte de Haroldo, provavelmente perto do fim da batalha, resultou na retirada e derrota da maior parte de seu exército. Após novas marchas e algumas escaramuças, Guilherme foi coroado rei no dia do Natal de 1066.
Consequências
Embora continuasse a haver rebeliões e resistência ao regime do duque da Normandia, Hastings efetivamente marcou o culminar da conquista de Guilherme na Inglaterra. O número de vítimas é difícil de precisar, mas alguns historiadores estimam que 2.000 invasores morreram, junto com um número cerca de duas vezes maior de ingleses. Guilherme fundou a Abadia de Battle no local da batalha, com o altar-mor da igreja da abadia sendo supostamente construído no local onde Haroldo teria caído.