Ônibus
Um ônibus (português brasileiro) ou autocarro (português europeu), machimbombo (português angolano e moçambicano), toca-toca (português cabo-verdiano), ou microlete (português timorense) é um veículo motorizado terrestre designado para o transporte de pessoas. Ônibus podem ter a capacidade de carregar até 300 passageiros.
O tipo mais comum de ônibus é o ônibus simples ou convencional, utilizado em grande parte dos centros urbanos para o transporte público de passageiros.
Designações e etimologia
As designações dos veículos de transporte de passageiros variam de país para país e até mesmo de região para região. Várias das designações têm origem na palavra "omnibus" ("para todos" em latim). Esse termo foi usado, desde o século XIX, para designar um tipo de transporte coletivo de passageiros puxado a cavalo, usado nas grandes cidades do mundo, com características e funções muito semelhantes aos transportes coletivos atuais.
No Brasil, os transportes coletivos de passageiros são chamados "ônibus", termo originado diretamente de "omnibus".
Em Portugal, até a década de 1940, era usado o termo "auto-ônibus", referindo-se a um ônibus automóvel. A partir de então, o termo "autocarro" foi adotado, sendo "camioneta" utilizado popularmente para designar os autocarros interurbanos.
Em Angola e Moçambique, utiliza-se o termo "machimbombo", cuja origem remonta ao nome popular do Elevador da Estrela, em Lisboa (1890-1913), supostamente uma adaptação do inglês "bomba de máquina".
Na Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, os termos "toca-toca" e "otocarro", uma derivação de "autocarro", são comumente usados.
Em Timor-Leste, os pequenos autocarros são chamados de "microlete".
Internacionalmente, também são usados os termos "ônibus" (redução de "omnibus") ou "autobus".
