movimento
Os ciclones extratropicais são geralmente guiados, ou "levados", por profundos ventos ocidentais, que seguem de oeste para leste em ambos os hemisférios terrestres. Este movimento geral das correntes atmosféricas é conhecido como "fluxo zonal". A tendência geral, onde prevalecem as principais correntes atmosféricas que levam um ciclone extratropical, é um regime de fluxo zonal conhecido como "ventos do oeste".
Fluxos Meridionais e Seus Efeitos
Quando a tendência geral das correntes atmosféricas muda de um padrão zonal para um padrão meridional, espera-se um movimento mais lento do ciclone para o norte ou para o sul. Os fluxos meridionais, ou ventos que seguem paralelamente aos meridianos, fortalecem e amplificam cavados e cristas na pressão atmosférica, fazendo com que as correntes atmosféricas comecem a seguir numa direção mais ao norte ou ao sul.
Interações com Outros Sistemas de Pressão
As mudanças na direção do vento são mais frequentemente observadas como resultado da interação do ciclone com outros sistemas de baixa pressão, como cavados e cristas na pressão atmosférica ou anticiclones. Um forte anticiclone estacionário pode bloquear efetivamente a passagem de um ciclone extratropical. Tais episódios de bloqueio são relativamente comuns e resultarão geralmente no enfraquecimento do ciclone, no enfraquecimento do anticiclone ou num desvio do movimento do ciclone para a periferia do anticiclone, dependendo das condições meteorológicas precisas.
O Efeito Fujiwara
Quando um ciclone extratropical encontra outro ciclone, os dois podem se combinar para se tornarem "ciclones binários", onde os vórtices dos dois ciclones começam a girar um em volta do outro, fenômeno conhecido como "efeito Fujiwara". Quando isso acontece, frequentemente os dois ciclones se fundem, tornando-se apenas um ciclone extratropical ou, menos comumente, resulta na mudança de direção de um ou de ambos os ciclones. Os resultados exatos dessas interações dependem de fatores como o tamanho dos ciclones, suas intensidades, a distância entre eles e as condições atmosféricas prevalecentes.