Zoologia: Estudo dos Animais
A zoologia é a ciência que estuda a vida animal. O estudo dos animais analisa as diferentes características, estruturas, formas do corpo, desenvolvimento, crescimento, reprodução, locomoção e sistemas (digestório, respiratório, circulatório, excretor, nervoso, entre outros), além da ecologia (interação do organismo com o meio) e evolução (surgimento e desaparecimento ou resquício de alguma estrutura ou característica).
Os animais são seres pluricelulares, eucariontes e heterótrofos (ou heterotróficos), encontrados em todos os ambientes terrestres (solo, ar e água). Evolutivamente, devem ter surgido a partir de protistas flagelados.
A maioria dos animais possui órgãos de sentidos e sistema nervoso que lhes permitem o desenvolvimento para buscar e coordenar os movimentos para capturar o alimento. A locomoção também auxilia na dispersão dos animais, no fugir de predadores e no encontro de parceiros para a reprodução sexuada.
Para estudar os animais, é necessário ter conhecimento da nomenclatura utilizada. Os termos mais comuns para as características encontradas nos animais são:
Séssil
Organismos que não realizam deslocamento (locomoção) por vontade própria, uma vez fixos no substrato, ali permanecem até que outra força os faça sair. Exemplo: um siri que coloca anêmonas na carapaça para evitar predadores. Exemplos: ostras e corais.
Simetria Radial (ou Radiada)
Quando o corpo do animal pode ser dividido em vários raios e em cada um deles serão encontradas as mesmas estruturas. Essa simetria é vantajosa para animais sésseis (fixos), pois permite o contato com o ambiente em diferentes direções. Exemplo: anêmona-do-mar.
Simetria Bilateral
O corpo é dividido em duas metades simétricas, apenas um raio. Este tipo de simetria facilita o movimento terrestre, aquático e aéreo. Exemplo: homem.
Seres Pluricelulares ou Multicelulares
Organismos que possuem mais de uma célula na composição do corpo. Todos os animais são exemplos de organismos pluricelulares.
Respiração Aeróbica
Processo para a obtenção de oxigênio, que participa da oxidação dos alimentos para liberar energia, e posteriormente libera dióxido de carbono (gás carbônico).
Reprodução Sexuada
Quando há o encontro dos gametas feminino e masculino e sua fusão, iniciando o desenvolvimento embrionário. Nesta reprodução não é necessário haver cópula (fecundação interna), podendo ser realizada no meio exterior (fecundação externa). Exemplos: cavalo (fecundação interna), sapo (fecundação externa).
Reprodução Assexuada
Um único indivíduo gera dois seres idênticos ao genitor. Esta reprodução pode ocorrer por brotamento, bipartição, gemulação, multiplicação vegetativa, esporulação, fragmentação, entre outros.
Organismos Eucariontes
Seres que apresentam carioteca, membrana que envolve e protege o material genético.
Organismos Heterotróficos
Organismos que não produzem seu próprio alimento, necessitando capturá-lo para conseguir absorver a energia necessária para manter os sistemas em funcionamento.