Você sabe quantos dentes tem um adulto?
A maioria das pessoas não sabe quantos dentes um adulto tem na boca e, inclusive, se possui uma dentição normal. Então, quantos dentes tem um adulto? A resposta é bem mais do que uma criança.
Na infância, são 20 dentes de leite, ou decíduos, na dentição primária. Já em adultos, essa quantidade se eleva para até 32 dentes, considerando os 4 dentes do siso ou terceiros molares.
Quantidade Normal de Dentes em Adultos
Essa é a quantidade normal na dentição de um adulto, que está praticamente completa no início da adolescência. Até os 21 anos, o processo normalmente se completa. No entanto, em relação aos dentes do siso, existem casos em que nem todos os terceiros molares nascem, ou ainda, que precisam ser retirados por nascerem em posição inadequada ou por falta de espaço na arcada.
A Quantidade de Dentes de um Adulto Pode Variar
O número de dentes varia tanto em função da idade quanto de algumas situações especiais de anomalia. Há casos em que alguns dentes simplesmente não se formam, como os incisivos laterais superiores, que em algumas pessoas não nascem. Essa falha na formação de um elemento dentário é conhecida como Anodontia.
Existem também situações inversas, onde há uma quantidade de dentes maior do que a esperada. Esses dentes extras são chamados de supranumerários. Em todos esses casos não padrão, é comum ocorrer uma desarmonia na arcada, seja sobrando espaço ou com o aparecimento de encavalamento dos dentes. Isso pode dificultar a utilização dos instrumentos de higienização da boca.
A Importância do Acompanhamento Especializado
A avaliação e o acompanhamento de um especialista são, portanto, de extrema importância. Pode haver a necessidade, que é bastante normal, de intervenções para correção. Entretanto, essas alterações de posicionamento podem ocorrer mesmo em situações com quantidade de dentes normal. Em todas as circunstâncias, os tratamentos ortodônticos visam harmonizar as arcadas, favorecendo também a questão estética.