Vagina: Estrutura, Características e Dimensões
A vagina (do latim vagina, lit. "bainha") é um canal do órgão sexual feminino dos mamíferos, parte do aparelho reprodutor, que se estende do colo do útero à vulva.
A cada lado da abertura externa da vagina humana, há duas glândulas de meio milímetro chamadas Glândulas de Bartholin, responsáveis pela secreção de um muco lubrificante durante a copulação.
Características da Vagina Humana
A parte externa da vulva é denominada vestíbulo da vagina, e nela se identificam dois orifícios: o orifício urinário (da uretra) e o orifício genital (da vagina).
A parte interna da vagina se estende até a porção inicial do útero (colo), região denominada fórnix da vagina. Todo esse conjunto é denominado canal vaginal. O canal vaginal apresenta duas partes de origens embriológicas diferentes, pois a origem do canal vaginal ocorre quando o útero se encontra ao epitélio que formou o vestíbulo e começa a migrar para sua posição final. O tecido epitelial é puxado, assim como o tecido do útero, formando o canal vaginal com a porção superior originada do útero e a porção inferior do tecido epitelial. O hímen é formado pelo estiramento do tecido epitelial, promovendo o afinamento dessa superfície.
O limite entre a vagina e a vulva constitui uma dobra chamada hímen. Este encontra-se na porção anterior do canal vaginal, em mulheres que nunca tiveram relações sexuais, ou vestígios dessa estrutura, em mulheres que já tiveram relações.
Dimensões da Vagina
As dimensões da vagina humana adulta variam amplamente de indivíduo para indivíduo, e não há uma forma padrão para todas as vaginas. A investigação sobre as dimensões da vagina não tem sido tão intensiva quanto a pesquisa sobre o tamanho do pênis humano. Além das variações de tamanho, a vagina de uma mulher pode alterar suas dimensões durante a excitação sexual, a relação sexual e o parto. A vagina também possui elasticidade, expandindo-se tanto em comprimento quanto em largura durante esses processos.
De acordo com um estudo realizado em 1996 por Pendergrass et al., utilizando vinil polissiloxano retirado das vaginas de 39 mulheres caucasianas, as dimensões encontradas foram:
- Comprimento: 6,86 a 14,79 cm;
- Largura: 4,7 a 6,3 cm;
- Diâmetros do introito: 2,39 a 6,45 cm.
Outro estudo revelou resultados variáveis de acordo com a etnia. Em 40% das mulheres negras, foram encontradas vaginas no formato de semente de abóbora, um resultado não observado em mulheres caucasianas e latinas. Além disso, o introito das mulheres caucasianas foi maior que o das mulheres negras.