Tubarão-tigre
O tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) é um tubarão da família dos Carcharhinidae de águas tropicais e subtropicais, encontrado em diferentes ambientes e comum no Nordeste do Brasil. Chega a medir até 6 m de comprimento, possuindo corpo robusto, cabeça larga e achatada, focinho curto e arredondado, e nadadeira caudal pontuda. O dorso varia de cinza-escuro a cinza-amarronzado, com manchas escuras verticais. Seus dentes têm a forma triangular de um abridor de latas, permitindo-lhe cortar ossos, carne e até cascos de tartaruga com maior facilidade.
É um tubarão agressivo, mas também demonstra grande curiosidade em relação a mergulhadores, raramente atacando-os. Sua pesca comercial é realizada com espinhel e rede pesada. O nome "tubarão-tigre" provém das riscas pretas que apresenta ao longo das costas, que vão desaparecendo à medida que o tubarão envelhece.
O tubarão-tigre ocupa o terceiro lugar em fatalidades humanas, ultrapassado pelo tubarão-branco (segundo) e pelo cabeça chata (primeiro). Estas três espécies, juntamente com o tubarão-de-galha-branca-oceânico, são consideradas as que mais oferecem risco de ataque não provocado a humanos, com um número de fatalidades muito maior do que as causadas por outras espécies.
Além disso, o tubarão-tigre é conhecido pelos nomes de cação-jaguara, cação-tintureiro, jaguara, tigre, tubarão-jaguara ou tubarão-tintureira.