The Legend of Zelda: Skyward Sword
The Legend of Zelda: Skyward Sword (ゼルダの伝説 スカイウォードソード Zeruda no Densetsu: Sukaiwōdo Sōdo?) é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela Nintendo Entertainment Analysis & Development e publicado pela Nintendo. É o décimo sexto título da série The Legend of Zelda e foi lançado exclusivamente para Wii mundialmente em novembro de 2011. A história segue o protagonista Link enquanto explora os céus ao redor da ilha flutuante de Skyloft e as terras abaixo, completando missões que avançam a história e resolvendo diversos quebra-cabeças. As mecânicas de jogabilidade e combate, que se focam principalmente em atacar e bloquear com espada e escudo, baseiam-se no dispositivo Wii MotionPlus.
Skyward Sword se passa no começo da cronologia de The Legend of Zelda, detalhando as origens da Espada Mestra, uma arma poderosa e um elemento recorrente dentro da série. A atual encarnação de Link vive na cidade flutuante de Skyloft, seguindo em uma missão para resgatar sua amiga de infância, Zelda, depois dela ter sido sequestrada e enviada para a Superfície, uma terra abandonada existente abaixo das nuvens. Link se arma com a Espada da Deusa e parte junto de um espírito chamado Fi com o objetivo de garantir a segurança de Zelda e derrotar Ghirahim enquanto este tenta ressuscitar seu mestre.
O desenvolvimento começou pouco depois do lançamento de The Legend of Zelda: Twilight Princess em 2006 e durou cinco anos. Vários jogos anteriores da série influenciaram os desenvolvedores, especialmente Twilight Princess, The Legend of Zelda: Ocarina of Time e The Legend of Zelda: Majora's Mask. Vários aspectos do mundo e jogabilidade foram projetados para agilizar e popularizar a experiência dos jogadores. O estilo artístico foi inspirado nas obras de pintores impressionistas. A implementação do Wii MotionPlus mostrou-se problemática, chegando a quase ser descartada. A música foi composta por uma equipe liderada por Hajime Wakai e foi o primeiro jogo de The Legend of Zelda a usar uma orquestra para a maioria de suas faixas.
O jogo foi anunciado pela primeira vez durante a Electronic Entertainment Expo de 2009, e a Nintendo originalmente tinha a intenção de lançá-lo logo no ano seguinte; porém, ele foi adiado para 2011 a fim de refinar e expandir a experiência. Skyward Sword foi um sucesso comercial e de crítica, conquistando notas perfeitas de várias publicações e recebendo muitas indicações para prêmios, além de vender mais de três milhões de cópias mundialmente. Opiniões sobre o jogo posteriormente influenciaram o desenvolvimento e projeto de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, o título seguinte da série para consoles.