Teoria da Sopa Primordial: Descubra o que é isso e suas curiosidades
De acordo com o Laboratório de Química do Estado Sólido do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, a sopa primordial nada mais é do que uma mistura de compostos orgânicos que podem ter dado origem à vida terrestre.
Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe esse questionário, com perguntas e respostas.
Como eram as condições da Terra antes de haver vida?
As condições na Terra não eram nada boas para gerar vida. Não havia oxigênio na atmosfera. Em seu lugar, estavam o hidrogênio, amônia, água e metano. Foram essas quatro substâncias que passaram a produzir aminoácidos.
Essas substâncias seriam capazes de produzir aminoácidos?
Não. Para isso, os cientistas acreditam que houve algum tipo de calor que fez com que os compostos inorgânicos (hidrogênio, amônia, água e metano) se transformassem em orgânicos, podendo formar aminoácidos que, por sua vez, formaram a sopa primordial que seria o início de todo ser vivo do planeta Terra. Essa teoria é a explicação científica mais aceita para explicar como surgiram as primeiras formas de vida por aqui.
É possível criar material orgânico de um inorgânico?
Isso é exatamente o que a teoria da sopa primordial acredita. Esse fenômeno tem até um nome: abiogênese, ou seja, origem não biológica.
Como os cientistas chegaram à sopa primordial?
Ainda na década de 50, pesquisadores simularam as mesmas condições que havia no início dos primórdios da Terra. A partir da combinação dos mesmos fatores e substâncias, conseguiram produzir aminoácidos.
Depois desse experimento de 1953, a teoria da sopa primordial ficou ainda mais fortalecida no meio científico. Os testes foram feitos em recipientes de vidro com os mesmos componentes e, a partir disso, submetidos a descargas elétricas e aquecimento.
O que veio depois dos aminoácidos?
Os aminoácidos foram o ponto de partida para o surgimento de formas mais complexas de vida, como os ácidos nucleicos. Para entender como eles funcionam, é só imaginar alguns tijolos de construção de uma casa. A partir deles, é possível criar qualquer ambiente. Dessa forma, os ácidos nucleicos se juntam e formam algo novo, da mesma forma como podem mudar, se adaptar e gerar outras formas de vida.
Então a sopa primordial seria a vida humana na forma mais inicial?
Na teoria, sim. Entretanto, para haver qualquer tipo de vida da maneira como conhecemos hoje, foi um lento e gradual processo. A sopa primordial foi o início de tudo; depois dela surgiram os ácidos nucleicos e, posteriormente, muitas combinações foram feitas para surgirem os organismos vivos.