Tecido Ósseo - Composição, Divisão e Classificação
Responsável por proporcionar apoio aos músculos esqueléticos, o tecido ósseo é formado por um conjunto de células que atuam como tradutores das contrações musculares em movimentos. Além disso, o tecido ósseo é responsável por armazenar fosfato, cálcio e outros íons, controlando a liberação destes em nosso organismo.
A matriz óssea, que é um material extracelular calcificado, aliada às células, forma esse tecido. As células que dão origem ao tecido ósseo, os osteócitos, são nutridas a partir dos canalículos presentes na matriz, permitindo as trocas de íons e moléculas entre as células ósseas e os capilares. Esses tecidos revestem a área interna (endósteo) e externa (periósteo) dos ossos por meio de uma camada formada por células osteogênicas.
Composição Celular do Tecido Ósseo
Osteócitos
Os osteócitos se localizam nas lacunas, que são cavidades na matriz óssea, e cada lacuna cede espaço para apenas um osteócito. A comunicação entre essas células ocorre pelos canalículos, permitindo trocas de moléculas e íons através das junções celulares gap. Os osteócitos funcionam como depósitos de retículo endoplasmático rugoso, complexo de Golgi e possuem um núcleo com cromatina condensada. O formato achatado dos osteócitos se assemelha ao de amêndoas.
Osteoblastos
Os osteoblastos são responsáveis pela produção orgânica na matriz óssea, atuando como depósitos de fosfato de cálcio e integrando a mineralização da matriz. Elas se localizam lado a lado na superfície óssea. Durante a alta atividade de síntese, essas células assumem um formato cuboide, com citoplasma basófilo. Quando em estado de atividade reduzida, tornam-se achatadas, com citoplasma menos basófilo. Ao se fixarem na matriz óssea, essas células transformam-se em osteócitos.
Osteoclastos
Os osteoclastos são células volumosas, móveis e ramificadas, com múltiplos núcleos e citoplasma granuloso, que pode apresentar vacúolos. Elas são pouco basófilas quando jovens e acidófilas quando adultas. As lacunas cavadas na matriz óssea pelos osteoclastos são chamadas de lacunas de Howship. Esses osteoclastos possuem prolongamentos vilosos, cercados por uma zona citoplasmática chamada zona clara, que é desprovida de organelas, mas rica em filamentos de actina. É nessa área que ocorre a reabsorção óssea.
Divisão do Tecido Ósseo
Osso Compacto
O osso compacto possui diversos canais que servem como espaços para nervos e vasos sanguíneos, como os canais de Volkmann e os canais de Havers. Este tipo de osso é desprovido de espaço medular, atuando principalmente na diáfise de ossos longos, na periferia dos ossos curtos e nos ossos chatos. Forma duas camadas denominadas tábuas interna e externa.
Osso Esponjoso
O osso esponjoso é composto por várias trabéculas, apresentando extensas superfícies medulares que conferem um aspecto poroso, servindo como espaço para a medula óssea. Esse tipo de osso está presente na área mais profunda da diáfise de ossos longos, no centro de ossos curtos e como divisor entre as tábuas interna e externa dos ossos chatos.
Classificação
O tecido ósseo primário ou imaturo é o primeiro tipo de tecido encontrado em um osso e, posteriormente, é substituído pelo osso secundário ou lamelar, que predomina em adultos e é caracterizado por possuir fibras colágenas.