Super Mario Bros. 3
Super Mario Bros. 3 (スーパーマリオブラザーズ3 Sūpā Mario Burazāzu Surī?) é um jogo eletrônico de plataforma desenvolvido pela Nintendo Entertainment Analysis & Development e publicado pela Nintendo para o Nintendo Entertainment System (NES). Foi lançado no Japão em 23 de outubro de 1988, na América do Norte em 12 de fevereiro de 1990 e na Europa em 29 de agosto de 1991. O jogador controla o encanador Mario ou Luigi e deve resgatar a Princesa Cogumelo e os governantes de sete reinos diferentes das mãos do antagonista Bowser. Como nos jogos anteriores da série Super Mario, o jogador derrota os inimigos pisoteando-os ou usando itens que concedem poderes mágicos. Os personagens também têm novas habilidades, incluindo habilidade de voo e deslizar em ladeiras. Super Mario Bros. 3 apresenta muitos elementos que posteriormente se tornariam itens básicos da série Mario, como os filhos de Bowser (os Koopalings) e um overworld para a transição entre as fases.
Super Mario Bros. 3 é aclamado pela crítica como um dos melhores jogos de todos os tempos. É o terceiro jogo mais vendido do NES, com mais de 17 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Também inspirou uma série de desenho animado chamada The Adventures of Super Mario Bros. 3. Uma recriação foi lançada para Super NES como parte da coletânea Super Mario All-Stars em 1993 e para o Game Boy Advance como Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3 em 2003. O jogo foi relançado para o serviço Virtual Console do Wii, Wii U e 3DS. Em 19 de setembro de 2018, o título foi relançado no serviço Nintendo Switch Online com jogo de rede adicional.
Jogabilidade
Super Mario Bros. 3 é um jogo eletrônico de plataforma com rolagem lateral bidimensional (2D) no qual o jogador controla Mario ou Luigi. Suas mecânicas de jogo são semelhantes às vistas nos jogos anteriores da série, como Super Mario Bros. e Super Mario Bros.: The Lost Levels, enquanto introduz vários elementos novos. Além da possibilidade de correr e pular como seus antecessores, o jogador pode deslizar por plataformas ladeiradas, bem como pegar e arremessar blocos especiais. Mario também pode voar e flutuar com a ajuda de um power-up. O mundo do jogo consiste em oito reinos, cada um subdividido em várias fases. Esses reinos apresentam aspectos visuais distintos: por exemplo, o segundo reino, "Desert Land", contém fases cobertas de areia com pirâmides, enquanto as fases do quarto reino, "Giant Land", contém obstáculos e inimigos quatro vezes maiores do que seu tamanho normal.
O jogador navega pelo jogo através de duas telas: um overworld e um campo de jogo nivelado. O overworld exibe uma representação aérea do reino atual e possui vários caminhos que vão da entrada do mundo a um castelo. Os caminhos se conectam a painéis de ação, fortalezas e outros ícones no mapa e permitem que o jogador siga rotas diferentes para alcançar a meta do reino. Mover o personagem na tela para um painel de ação ou fortaleza permitirá o acesso ao campo de jogo daquela fase, um estágio linear preenchido com obstáculos e inimigos. A maior parte do jogo ocorre nessas fases, com o jogador atravessando o palco correndo, pulando, voando, nadando e derrotando ou evitando inimigos. O jogador começa com um certo número de vidas e pode ganhar vidas adicionais ao pegar cogumelos verdes, escondidos em tijolos, ou coletando cem moedas, derrotando vários inimigos seguidos com uma concha de Koopa ou saltando sobre inimigos sucessivamente sem tocar no chão. Mario e Luigi perdem uma vida se sofrerem danos quando estiverem pequenos, caírem em um buraco sem fundo ou ficarem sem tempo. O jogo termina quando todas as vidas são perdidas, embora o jogador possa continuar do último reino jogado selecionando a opção "Continue".
A conclusão das fases permite ao jogador progredir no overworld e nos reinos seguintes. Cada reino apresenta uma fase final com um chefe para derrotar. Os sete primeiros reinos apresentam um dirigível controlado por um dos Koopalings, enquanto o jogador enfrenta Bowser em seu castelo no oitavo reino como o chefe final. Outros ícones no mapa incluem pedras grandes e portas trancadas que impedem a passagem do jogador. Minijogos e telas de bônus oferecem ao jogador uma chance de obter poderes especiais e vidas adicionais. Os power-ups obtidos nesses minijogos são armazenados em um menu reserva até serem ativados pelo jogador na tela do mapa.
Além de itens especiais de jogos anteriores, como o Super Mushroom e a Fire Flower, novos power-ups são introduzidos que fornecem ao jogador novas opções. O Super Leaf e o Tanooki Suit dão a Mario ou Luigi aparências de guaxinim e tanooki, respectivamente, permitindo que eles voem. O Tanooki Suit permite que ele se transforme em pedra para evitar inimigos por um curto período de tempo. Mudar para uma estátua de Tanooki enquanto pula resulta em Mario batendo no chão e matando quaisquer inimigos que estejam diretamente sob ele; esta é a primeira aparição do agora padrão "ground pound" da série Mario. O "Frog Suit", uma habilidade que deixa os protagonistas com aparência de um sapo, aumenta a velocidade subaquática, a agilidade e a altura de salto do personagem em terra. Outro novo traje, o "Hammer Suit", dá a Mario a aparência do inimigo Hammer Bro., permitindo que ele jogue martelos nos inimigos e resista a ataques de fogo ao se agachar.
Super Mario Bros. 3 inclui um modo multijogador que permite que dois jogadores joguem-o alternando entre navegar no overworld e acessar as fases. O primeiro jogador controla Mario, enquanto o outro controla Luigi, uma troca da paleta de cores de Mario. Por esse modo, os jogadores podem acessar vários minijogos, incluindo uma recriação do jogo de arcade Mario Bros., no qual um jogador tem a oportunidade de roubar as cartas de outro, mas pode perder a vez se perder o minijogo.