Serra das estrelas em portugal
A Serra da Estrela fica relativamente próxima dos principais destinos portugueses, a cerca de 195 km de Porto e a 300 km de Lisboa. Para quem está visitando Portugal e pretende aproveitar o máximo desse destino, o melhor é alugar um carro: assim, a viagem até a Serra é rápida. Também é possível contratar tours completos, que custam até U$D 340 por um dia, incluso ida e volta.
O que você precisa saber antes de ir
A altitude e o clima, além da própria região, fazem com que seja necessário prestar atenção a alguns pontos ao viajar para a Serra da Estrela. Reunimos os principais para te ajudar a organizar a sua viagem.
Olha o Clima
As temperaturas podem ser bem extremas no inverno de Portugal, então é preciso se preparar. E, mesmo no verão, os ventos na região da Serra são muito intensos e podem se tornar gelados com o anoitecer.
Quando ir
É possível aproveitar esse destino o ano todo – seja de janeiro a março, quando é garantido encontrar neve, ou de julho a setembro, quando o gelo se foi e é possível aproveitar os rios e praias de água doce da região.
Neve
DURANTE os principais dias do inverno, a Serra da Estrela fica coberta de neve. Apesar da linda visão, é preciso ter cuidado, porque o acúmulo no chão pode formar um tapete profundo de neve, causando dificuldade para andar ou se locomover de carro.
Altitude
Como esse é um dos pontos mais altos de Portugal, chegar até as montanhas pode ser difícil para as pessoas. É comum ter dificuldades para respirar, dor de cabeça e problemas de pressão.
Preservação
É sempre bom lembrar que a Serra da Estrela é uma área de preservação ambiental, então é preciso se atentar ao impacto da sua visita. Cuide do seu lixo e da preservação da natureza.
Roupas
Pensando no clima e na neve, é necessário preparar a sua mala com cuidado. Além das roupas apropriadas para o frio, lembre-se também de seus sapatos, que devem ser quentes e impermeáveis. Leve esses pontos em consideração antes de fazer a sua viagem. Assim, você garante que a sua aventura seja o mais tranquila e perfeita possível.
Pontos Turísticos
O ponto mais alto da Serra da Estrela e o segundo mais alto de todo o país é a Torre, um lugar que atrai muitos visitantes. Em seu topo, é possível aproveitar a bela torre e, principalmente, a incrível paisagem que ela proporciona. Dali, é possível ver a extensão da serra e também seus arredores, cheios de natureza e beleza.
Poço do Inferno
Um grande atrativo da região é o Poço do Inferno, uma queda d’água de 10 metros de altura em meio à Serra da Estrela. A queda se forma a partir da Ribeira de Leandres e conta com águas transparentes e refrescantes. É ideal para um mergulho nos meses mais quentes ou para observar as belezas naturais no inverno.
Lagoa Comprida
A Lagoa Comprida é o maior lago da região e funciona como um reservatório para as diferentes cidades que ficam dentro da área da Serra da Estrela. Sua beleza reside não apenas em seu tamanho, mas também em suas águas cristalinas e na forma como ela fica emoldurada pela neve e pelo gelo durante o inverno.
Uma das paisagens mais populares da região fica na nascente do Rio Zêzere e é conhecida como Covão da Ametade. Esse local, cercado por árvores e com um trecho do rio com águas transparentes, tem a beleza característica de toda a Serra. Além disso, é comum que as diferentes cores das estações façam com que o Covão da Ametade fique ainda mais lindo.