Sentimentos Caninos: Como os Cães Sentem Emoções
Muito já se discutiu sobre a capacidade de sentir que os animais apresentam. A princípio, os sentimentos caninos eram vistos como simples reações comportamentais ao ambiente no qual o animal se encontra, e não como emoções como as conhecemos. No entanto, um estudo recente pode mudar essa visão.
Estudo sobre Sentimentos Caninos
O neurocientista Gregory Berns, da Universidade de Geórgia, conduziu uma série de testes utilizando ressonância magnética para entender os sentimentos caninos. Ele descobriu que os cães ativam a mesma área do cérebro que nós, humanos, ativamos quando sentimos emoções.
De acordo com Berns, ao apresentar o cheiro do dono ao cão, a mesma parte do cérebro é ativada, indicando que os cães podem sentir emoções semelhantes às dos humanos. Esse fenômeno é conhecido como homologia funcional, e, caso seja comprovado em mais estudos, sugeriria que a capacidade de sentir dos cães seria semelhante à de uma criança ao demonstrar amor.
Outros Sentimentos Caninos
Além do amor, os sentimentos caninos incluem o senso de justiça, o medo e a culpa. Em um experimento, quando um cão realiza a mesma tarefa que outro cão, a pedido do dono, mas não recebe a recompensa (petisco), ele sente que está sendo tratado de maneira diferente e tende a não querer participar de atividades semelhantes no futuro.
A culpa, por outro lado, é relacionada ao medo de punição. Quando o cão faz algo errado, ele associa esse ato ao castigo que pode receber, e ao perceber a reação do dono, ele sente que fez algo errado. Esse sentimento de culpa ocorre devido ao medo da bronca, mostrando que os cães conseguem entender as emoções dos seus donos.
![Sentimentos Caninos: Como os Cães Sentem Emoções](https://container.aiyellow.com/pictures/articles/01/78/52.jpg?18022856)