Saiba Como É Chamada a Fêmea de um Tubarão
Quando se fala em tubarão, as pessoas já pensam em um animal enorme, cheio de presas e faminto. Mas, na verdade, existem 400 espécies de tubarão no mundo, e o que mais impressiona é que 80% delas são de bichos menores que o ser humano.
Além disso, apenas 5% desses animais alcançam tamanhos inacreditáveis, como 13 metros de comprimento. No que diz respeito à alimentação dos tubarões, vale um alerta: apesar dos constantes ataques que são noticiados, esses seres vivos não consomem carne humana, mas se alimentam de outros animais marinhos.
Enquanto o tubarão provoca medo nos mares, na língua portuguesa ele acaba gerando muitas dúvidas, principalmente no que diz respeito à forma como se escreve a palavra referindo-se às fêmeas dessa espécie.
A Dúvida Gramatical
A dúvida gramatical é válida, uma vez que o português é uma das linguagens mais complexas do mundo. Então, fica a questão: como se chama as fêmeas do tubarão?
Como Escrever Corretamente?
Antes de mais nada, é preciso entender que "tubarão" é um substantivo, e que nesta classe de palavras existem algumas regras. No que se refere ao gênero dos substantivos, temos o comum de dois, sobrecomum e o epiceno. Para entender cada tipo, é necessário ir para a prática e colocar exemplos claros capazes de eliminar qualquer dúvida.
Em primeiro lugar, há os substantivos que possuem uma mesma versão tanto para o feminino quanto para o masculino. Por exemplo, "o estudante" e "a estudante", "o motorista" e "a motorista", "o viajante" e "a viajante", entre outros. Como pode ser percebido, o mesmo nome é usado para se referir ao feminino e masculino; a única coisa que difere é o artigo que define o gênero da palavra. A esses tipos de substantivos a língua portuguesa chama de comum de dois gêneros.
O sobrecomum é quando não há apenas uma versão para a palavra e nem o artigo pode definir o seu gênero. Outra característica importante é que o sobrecomum serve apenas para pessoas. Exemplos incluem "a vítima", "a criança", "o indivíduo", etc.
Já no caso do epiceno, trata-se da mesma regra que o anterior, porém refere-se apenas a animais, como "a coruja", "a formiga", "o besouro", "a baleia", etc.
Conclusão
Com todas essas informações, fica fácil entender que o feminino para "tubarão" é "tubarão fêmea". Isto porque este substantivo enquadra-se na divisão de epiceno. Gramaticalmente falando, não existe "tubaroa" ou "a tubarão", mas sim "tubarão macho" e "tubarão fêmea".