Restauracionismo
Restauracionismo ou Primitivismo Cristão é a postura histórico-teológica presente em algumas denominações religiosas que creem que o cristianismo histórico apostatou em algum ponto de sua existência, sendo necessário restaurar o cristianismo primitivo da era apostólica.
Movimentos primitivistas incluem os hussitas, anabatistas, landmarkistas, valdenses (insertos sem contexto da Reforma Radical) e os puritanos. Outros movimentos como o Adventismo, o Mormonismo, a Ciência Cristã, o Espíritismo e as Testemunhas de Jeová (oriundas do Movimento dos Estudantes da Bíblia) procuravam restabelecer uma igreja visível e restaurada conforme os princípios bíblicos.
Embora a presença do restauracionismo seja prevalente no seio protestante, há católicos de restauracionismo, como a Igreja Vétero-Católica e o Sedevacantismo.
Pressuposto histórico-teológico
A perspectiva de restauração procura restaurar tudo que Jesus Cristo estabeleceu, mas que foi perdido com a Grande Apostasia, diferente do Protestantismo magisterial oriundo da tentativa de reforma da Igreja Católica Romana.
O historiador de teologia Steven L. Ware define "restauracionismo como um complexo de ideias que, implícito e comum a todo o Protestantismo (...) é essencialmente sinônimo de primitivismo." Segundo essa visão, algum tipo de corrupção teria ocorrido no cristianismo e os ensinamentos dos apóstolos teriam sido influenciados por práticas pagãs.
Além disso, o restauracionismo é também chamado de primitivismo cristão. "O primitivismo persiste em um envolvimento mínimo da ação de Deus na história (que se restringiria à vida de Cristo e geralmente ao século da atividade apostólica) e assim coloca a Igreja do Novo Testamento no I século como modelo para a prática contemporânea."
Adicionalmente, igrejas de origem norte-americana se especificam como Restauracionistas ou Movimento Restauracionista Stone-Campbell, sendo as principais denominações as Igrejas de Cristo, os Discípulos de Cristo e os Cristadelfianos.
Todavia, muitos adeptos da doutrina restauracionista não se identificam como protestantes, católicos ou ortodoxos, mas sim com a igreja primitiva. Em contrapartida, vários protestantes se veem como continuidade ininterrupta, histórica ou marginal (como os batistas adeptos do Landmarkismo), do cristianismo primitivo.