Quando é hora de fazer uma cirurgia dentária?
São muitas as hipóteses que podem levar à necessidade de uma cirurgia dentária. A mais comum delas é a extração de dentes, mas existem várias outras relacionadas com a prevenção ou reabilitação da saúde bucal. As cirurgias orais englobam todos os procedimentos cirúrgicos realizados por um cirurgião dentista na região da cavidade bucal. É evidente que apenas o profissional de odontologia pode avaliar quando é hora de fazer uma cirurgia dentária. Afinal, quando se chega a essa etapa, significa que houve um tratamento ou, pelo menos, uma consulta de avaliação anterior. Para o paciente, a cirurgia normalmente traz medo e ansiedade, por isso é sempre bom ter conhecimento sobre o assunto.
Quais São as Cirurgias Dentárias Mais Realizadas?
Cirurgia Oral Menor
São feitas no próprio consultório do dentista e envolvem menor risco. Normalmente utiliza-se apenas anestesia local e a recuperação é rápida. As extrações, especialmente as do dente do siso, são as mais recorrentes.
Cirurgia para Remoção de Cistos
Apesar de também se tratar de um procedimento simples, nesse caso deve ser feita uma biópsia. A continuação do tratamento dependerá do resultado desse exame.
Cirurgias Gengivais
Essas cirurgias são realizadas em pacientes com doenças periodontais, quando a infecção atingiu a gengiva e a estrutura óssea dos dentes. O mais conhecido é o retalho gengival, procedimento indicado para limpeza e redução da bolsa periodontal. Além dele, existem a Gengivectomia, que remove o excesso de gengiva, e a Gengivoplastia, que remodela o tecido gengival.
Implantes Dentários
O enxerto ósseo prepara o local para receber o implante dentário, que é composto pelo pino metálico e a coroa.
Cirurgias Ortognáticas
Indicadas para adultos, essas cirurgias alteram a posição da mandíbula, corrigindo a mordida e eliminando a dor causada pela posição inadequada. Utilizam-se placas e parafusos de titânio, assim como nos implantes.
Como Saber se é Hora de Fazer uma Cirurgia Dentária?
Agora que já vimos os tipos de cirurgia mais realizados, podemos pré-avaliar a necessidade de fazer ou não uma cirurgia. Ressaltando, porém, que é o dentista o profissional que irá fazer a indicação do procedimento, se realmente necessário.
Extração de Dente - Quando é Necessária?
A extração deve ser a última opção de um dentista, mas há casos em que não há como fugir. Por exemplo, quando a cárie é muito extensa, quando existe necrose pulpar ou perdas ósseas, com mobilidade severa. Também pode ser necessária em casos de ortodontia, fraturas dentárias ou dentes supranumerários.
Como Reconhecer Problemas na Gengiva?
As alterações na mucosa, como mudança de cor ou retração, são os principais indicativos de infecção. Sangramento, inchaço, aftas ou mau hálito também são alertas para problemas na gengiva. O amolecimento dos dentes é um sinal mais grave e indica agravamento do problema.
O que Indica a Necessidade de uma Cirurgia Ortognática?
Normalmente, esse reconhecimento é visual. Situações como mandíbula ou maxilar pequenos ou grandes demais, mordida muito aberta ou dentes apinhados ou tortos são indícios. O dentista irá verificar a possibilidade de correção com aparelhos antes de indicar a cirurgia.
O que Fazer Antes da Cirurgia Dentária?
Converse com o seu dentista sobre quais cuidados são necessários no pré-operatório. Em geral, existem algumas precauções padrão que devem ser seguidas:
- Evite Consumos Próximos à Cirurgia: Não consuma nada muito próximo da hora da cirurgia. Recomenda-se também suspender o uso de remédios, álcool e tabaco nas 12 horas anteriores.
- Higiene Bucal: Faça a higiene bucal antes de entrar no local da cirurgia.
- Esteja Acompanhado: Procure estar acompanhado, pois não se pode prever seu estado no final da cirurgia. Além disso, será possível passar na farmácia para comprar alguns medicamentos.
- Roupa Confortável: Vista uma roupa confortável e evite usar acessórios, maquiagem e lentes de contato.
Quais São os Cuidados no Pós-Operatório?
O mais comum é que o dentista prescreva alguns medicamentos para o período pós-cirúrgico. Portanto, siga as recomendações do profissional, tome os medicamentos nas horas certas, evite alimentos ácidos e prefira os macios. Faça a limpeza conforme indicado e não fume, por pelo menos 24 horas depois do procedimento.
Caso a recuperação não ocorra como o previsto, contate o seu dentista.