Qual a diferença entre temperatura e sensação térmica?
E quando nos referimos a frio, calor, geada, chuvas, costumeiramente duas expressões são usadas com muita frequência: temperatura e sensação térmica. Apesar de uma se relacionar com a outra, elas não são a mesma coisa, como muitas pessoas pensam.
Temperatura x Sensação Térmica
A temperatura é uma grandeza física que é medida através de escalas termométricas (ex: graus Celsius, Fahrenheit, Kelvin etc.), e está relacionada com a energia interna de um sistema (corpo, objeto ou ambiente), gerada pela agitação de suas moléculas. Quando um corpo está quente, isso indica que suas moléculas estão muito agitadas; já um sistema frio indica baixa movimentação molecular.
Também chamada de temperatura aparente, a sensação térmica é um termo utilizado para designar como os sentidos do nosso corpo percebem a temperatura do ambiente, o que pode quase sempre diferir da temperatura real. Há uma série de variáveis que podem influenciar a sensação da temperatura, como a umidade, a densidade e a velocidade do vento.
A pele, que é o maior órgão do corpo humano, está ligada a uma série de terminações nervosas que tornam possível o nosso sentido do tato. Entre as percepções que ela transmite, estão as chamadas sensações térmicas, que basicamente é o fato de sentir frio ou calor, que nada mais são do que uma forma de defesa do nosso organismo.
No fim das contas, o culpado por fazer você se arrepiar e ranger os dentes não é a temperatura em si, mas a sensação térmica, que é influenciada principalmente por causa dos ventos, que são capazes de retirar o calor dos corpos, assim como fazemos ao assoprar uma xícara de café muito quente. Já nos dias quentes, a grande vilã é a umidade do ar, pois ela diminui consideravelmente a evaporação do suor, que é um mecanismo que tem como principal função resfriar o corpo.
Curiosidade
O termo sensação térmica ficou popular após a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), quando as tropas nazistas fracassaram na missão de invadir a Rússia devido ao rigoroso inverno da região, que matou diversos soldados que não foram preparados para enfrentar o frio. Desde então, os Estados Unidos criaram um índice para avaliar a sensação térmica, e esse índice acabou ganhando popularidade e atualmente é divulgado junto com as temperaturas.