Quais são os tons da cor vermelha?
Cor do sangue, do fogo, da paixão, do poder e da alegria, o vermelho é a cor mais forte de todas, pois, em forma de luz, possui o maior comprimento de onda visível ao olho humano (630 a 740 nm).
O uso de tinturas vermelhas remonta à Pré-História (começo dos tempos até 3500 a.C), quando a humanidade passou a representar suas caçadas com desenhos nas paredes de cavernas.
Os tons da cor vermelha
Carmim
Cor próxima ao magenta, o carmim é uma tonalidade de vermelho muito viva, obtida de um pequeno inseto chamado cochonilha (Dactylopius coccus). Esse pigmento é bastante utilizado na produção de alimentos industrializados, como biscoitos, bebidas e doces.
Carmesim
Assim como o carmim, o tom carmesim também é extraído de insetos, conhecidos como kermes (Kermes vermilio). Trata-se de um vermelho forte e frio, por ter um toque de azul. Com o tempo, o uso desse pigmento caiu em desuso após a popularização da cochonilha, que se mostrou uma opção mais viável.
Borgonha
Também conhecido como vinho, o borgonha é um tom de vermelho com nuances de púrpura. Ele recebeu esse nome por ser associado ao vinho da região de Borgonha, na França. É uma tonalidade próxima ao bordô e bastante utilizada na moda, além de ser a cor dos passaportes da União Europeia.
Rosso Corsa
Embora o nome possa soar incomum, você provavelmente já viu essa tonalidade. O rosso corsa era a cor oficial dos carros de corrida da Itália. A partir de 1920, a futura Federação Internacional de Automobilismo (FIA) determinou cores para as equipes de cada país, e o vermelho foi adotado pelos italianos. Embora essa obrigatoriedade tenha acabado em 1968, marcas como a Ferrari continuam usando a cor.
Etimologia do vermelho
A palavra vermelho tem origem no latim vermis, que significa verme ou animal pequeno. Esse nome faz referência aos processos antigos de obtenção de pigmentos, como o carmim e o carmesim, ambos derivados de espécies de insetos da família dos pulgões.
Significados da cor vermelha
Associada a sentimentos intensos como paixão, amor carnal e raiva, o vermelho é uma cor rica em simbolismos e significados. Em diversas culturas, representa poder, riqueza e comunicação. No contexto contemporâneo, é sinônimo tanto de proibição e violência quanto de amor e sedução. Além disso, é utilizada em terapias, religiões e em expressões do senso comum.