Quais são os tons da cor cinza?
Intermediária entre o branco e o preto, a cor cinza apresenta uma vasta gama de 65 tons. Ao contrário do que popularizou um famoso livro e sua adaptação cinematográfica, não são apenas 50. No entanto, o cinza é uma das cores menos preferidas pelas pessoas, ficando em terceiro lugar entre as menos populares, atrás apenas do rosa e do marrom.
O nome “cinza” vem do latim cinis, que se refere ao material que sobra após a combustão: as cinzas.
Significado da cor cinza
Sendo uma cor neutra, o cinza não carrega uma carga emocional significativa e, por isso, não possui a capacidade de estimular ou acalmar. Muitas vezes, é associado a aspectos negativos, como tédio, tristeza, depressão, esquecimento, solidão e perda. De fato, seu tom neutro faz com que algumas pessoas a vejam como uma cor sem vida ou significado emocional.
Por outro lado, em contextos diferentes, o cinza pode transmitir sofisticação, estabilidade, elegância, compostura, autocontrole, maturidade e sutileza.
A cor da tristeza
Embora não seja uma percepção universal, muitos associam o cinza à tristeza, por ser um tom acromático (sem cor) e neutro, que não é nem quente nem frio. Além disso, o cinza não é relacionado a nenhum gênero, o que faz dele uma cor considerada por alguns como vaga ou sem identidade.
O cinza, assim como o branco e o preto, é uma cor acromática, ou seja, não é tecnicamente uma cor, mas uma variação da intensidade de luz absorvida. No entanto, ele deixa de ser acromático quando sua fórmula contém pigmentos coloridos além do branco e do preto.
Uma das razões pelas quais o cinza é relacionado à tristeza pode vir da infância. Dias chuvosos, com céus cobertos por nuvens acinzentadas, forçam as crianças a interromperem suas brincadeiras e ficarem dentro de casa, o que pode reforçar a associação desse tom a sentimentos de melancolia.