Quais são os tons da cor amarela?
Relacionado diretamente ao calor, otimismo e riqueza, o amarelo e seus 115 tons classificados dividem opiniões, já que é uma cor considerada muito “chamativa” para algumas pessoas. Por ser uma cor-pigmento primária e uma cor-luz secundária, o amarelo resulta da sobreposição entre verde e vermelho.
Os tons da cor amarela
Amarelo seletivo
O amarelo seletivo é uma tonalidade menos conhecida, mas muito importante. Ele é utilizado nas lâmpadas de automóveis, pois melhora a percepção visual ao remover o espectro azulado da luz, que é mais difícil de processar pelo olho humano. Essa característica ajuda a evitar a difusão da iluminação em condições adversas, como chuva, nevoeiro, neve ou poeira.
Âmbar
O amarelo âmbar é uma tonalidade próxima ao laranja e recebeu esse nome devido ao material orgânico produzido por árvores. Ele é bastante utilizado em lâmpadas de postes e na iluminação de cenários para TV e cinema, pois reduz a intensidade da luz sem alterar a temperatura da cor.
Açafrão
Assim como o âmbar, o amarelo açafrão recebeu seu nome do famoso condimento, usado tanto na culinária para dar cor e sabor a alimentos, como queijos e licores, quanto como remédio natural, frequentemente consumido em forma de chá.
Dourado
O dourado é obtido pela combinação de amarelo, magenta e preto, simulando a aparência do ouro. Por ser associado a um dos metais mais valiosos do mundo, essa cor remete à fartura, poder e riqueza.
Etimologia do amarelo
A origem do nome amarelo não é clara, mas uma das hipóteses é que ele deriva do termo em latim amarus, utilizado para indicar algo amargo. Essa associação tem relação com o tom e o sabor da bile, uma substância liberada pela vesícula biliar.
Significado da cor amarela
Aproximadamente 80% das pessoas consideram o amarelo como a cor que melhor representa a felicidade. No entanto, dependendo do contexto ou da cultura, ele pode assumir significados variados. Embora frequentemente associado a sentimentos positivos como otimismo e alegria, também pode simbolizar desprezo, inveja, hipocrisia, covardia ou traição.
A relação entre o amarelo e o Reiki
No Reiki, uma prática oriental que acredita na manipulação da energia vital universal (Ki) por meio das mãos, o amarelo é visto como uma cor com efeitos espirituais. Ele é associado ao fortalecimento da autoestima, da força pessoal e da coragem. Além disso, os praticantes acreditam que essa cor estimula o sistema nervoso central e autônomo, acalma o sistema digestivo, melhora o sistema imunológico e favorece o raciocínio e a memória.
O amarelo na cultura de diferentes países
Na China, o amarelo representa a terra e foi a cor simbólica da China Imperial, sendo associado aos cinco antigos imperadores do país. Na época do Império, apenas o imperador tinha o privilégio de vestir roupas amarelas, e muitos palácios, templos e altares eram ornamentados com essa cor.
Em culturas islâmicas, o amarelo dourado simboliza sabedoria, enquanto tonalidades mais opacas estão ligadas à traição. Na Europa medieval, o amarelo também foi associado a traidores; era comum pintar as portas das casas dessas pessoas com essa cor como sinal de desonra.