Quais São os Nomes dos Dentes e Quantos Temos em Nossa Boca
Você sabia que a arcada dentária é considerada um órgão do corpo humano? Dada a sua importância, não poderia ser diferente. É ela responsável pela mastigação e é agrupada em quatro setores. Vamos conhecê-los?
Os dentes são formados por polpa, dentina, esmalte e cemento. Inicialmente, todos nós temos 20 dentes de leite, como é chamada nossa primeira dentição. Somente depois da primeira infância, passamos a ter 32 dentes permanentes. Veja quais são eles agora.
Dentes Molares
Vamos começar pelos primeiros dentes permanentes que nascem: os molares. Eles são seis e responsáveis por triturar os alimentos em pedaços bem pequenos, graças ao seu formato com várias pontas. Sua função é tão importante para a digestão que eles surgem em crianças a partir dos seis anos. Eles apresentam uma exceção: antes deles não existem dentes de leite, pois já nascem permanentes.
Dentes Pré-Molares
Como o próprio nome já diz, os pré-molares servem para triturar os alimentos. Para auxiliar nesse processo, eles têm duas pontas na camada superior. Ao todo, são quatro dentes responsáveis por moer e esmagar a comida que ingerimos.
Dentes Caninos
Temos quatro dentes nesse grupo, sendo dois em cima e dois embaixo. Eles têm uma ponta, assim como uma lança, e sua principal função é rasgar o alimento e encaminhá-lo para os dentes subsequentes, os pré-molares e molares.
Dentes Incisivos
Incluídos nessa categoria estão os quatro dentes da frente. A principal função deles é cortar durante a mastigação. Eles são os primeiros a nascer enquanto dentes de leite, em crianças a partir dos seis meses de idade, e possuem outra tarefa importante: estética e fala.
Algumas Questões Relacionadas aos Dentes
- Mesmo os dentes de leite precisam ser tratados com cuidado. Alguns problemas estéticos dessa fase podem ser herdados pelos dentes permanentes.
- A escova de dentes é uma das maiores aliadas da saúde bucal. Ela foi inventada na China por volta de 1.400, feita com bambu e pelos de animais. Esse modelo permaneceu até a década de 40, quando começaram a usar fio de náilon.
- Alimentos ácidos podem prejudicar o esmalte dos dentes. Por isso, sempre que comer algo desse tipo, escove-os.
- As pastilhas ou chicletes de menta podem prejudicar os dentes por conta do açúcar. Portanto, se você quer melhorar o hálito, recorra aos tipos adoçados com xilitol.
- Alimentos muito pigmentados podem manchar seus dentes. Café, chocolate, refrigerante à base de cola, vinho e açaí são ricos em substâncias escuras que podem amarelar a superfície da sua arcada dentária.