Principais Espécies de Cangurus
Existem muitas espécies de cangurus, e as mais conhecidas são:
Canguru Vermelho
O canguru vermelho é um grande mamífero herbívoro terrestre, muito encontrado em ambientes de savana e pastagens. É o maior de todos os cangurus e, consequentemente, o maior mamífero nativo da Austrália. Em pé, pode medir aproximadamente 2 metros de altura; contudo, a fêmea pode ser até um terço menor. Esse tipo de canguru se movimenta lentamente em pastos, mas, em situações de fuga, pode alcançar saltos de 10 metros de altura. Sua dieta é variada, incluindo ervas, folhas, frutos, brotos, raízes e cascas de árvores. Atualmente, é um animal ameaçado de extinção, pois muitos caçadores vendem sua carne e pele, além de serem considerados animais que “atrapalham” a criação de carneiros, consumindo boa parte das pastagens destinadas à alimentação desses animais.
Canguru Cinza Oriental
O canguru cinza oriental recebe esse nome devido à sua distribuição geográfica. São encontrados em regiões de floresta na Austrália Oriental. Como todo canguru, é um mamífero herbívoro, mas possui a característica de escavar algumas plantas para se alimentar de suas raízes. Vivem, em média, 18 anos. Os machos medem aproximadamente 1,60 metros de altura, enquanto as fêmeas atingem cerca de 1,50 metros. Podem alcançar velocidades de até 50 km/h e não são consideradas uma espécie ameaçada de extinção.
Canguru Cinza Ocidental
O canguru cinza ocidental é frequentemente encontrado em toda a região sul da Austrália e, em menor quantidade, ao norte do país. É muito conhecido pelos australianos aborígenes. Sua dieta é composta por uma grande variedade de ervas, além de folhas de pequenas árvores e arbustos. É uma espécie diurna, com pelagem cinza e grossa.
Canguru Antilopíneo
O canguru antilopíneo vive em bandos de até 30 animais e pode ser encontrado em campos, savanas, florestas e bosques. Eles são bem adaptados para áreas úmidas, de clima tropical, e o aumento da temperatura global pode ser extremamente prejudicial para esta espécie.
Curiosidades
- Os cangurus possuem uma cauda que ajuda no equilíbrio, pois ficam em pé com as duas patas traseiras, e a cauda longa serve como apoio.
- A cauda pode medir até 1,40 metros de comprimento, permitindo que os cangurus pulem sem se desequilibrar.
- Alguns cangurus podem atingir a marca de 2 metros de altura em um único salto.
- O maior marsupial do mundo é o canguru vermelho.
- Os cangurus são animais que têm o hábito de viver em grupo.
- Esses animais vêm sofrendo com a caça predatória, e sua carne e pele são comercializadas.