Princípio nº. 2 - Rochdale
Gestão democrática
Assim como nos princípios dos pioneiros de Rochdale, os princípios de cooperação seguem o argumento de que uma pessoa é igual a um voto.
Isso é para que, na prática, as cooperativas continuem sendo implementadas democráticas e controladas por seus associados. Ou seja, por pessoas que efetivamente participam da captura de políticas e tomadas de decisões.
Dessa maneira, o poder de decisão não está vinculado à posse. Este princípio do cooperativismo garante que todos os acompanhantes como políticas e evolução da instituição, participando de todas as decisões.
Este é um dos princípios de cooperação que salvaguardam a governança cooperativa .
Confira o texto original deste princípio de cooperação, conforme disponibilidade no site da Aliança Cooperativa Internacional:
As cooperativas são organizações democráticas controladas por seus membros, que participam ativamente na definição de suas políticas e na tomada de decisões. Homens e mulheres servindo como representantes eleitos são responsáveis perante os membros. Nas cooperativas primárias, os membros têm direitos iguais de voto (um membro, um voto) e as cooperativas de outros níveis também são organizadas de maneira democrática.
Fonte - Bruno Loturco
Palavras 174