Por que tenho dentes amarelados ?
O amarelamento dos dentes pode iniciar-se com uma ou mais manchas amarelas ou pelo escurecimento progressivo em toda a arcada dentária. Normalmente, começa e se instala mais facilmente na parte de dentro dos dentes, onde a higienização é mais difícil. Com efeito, a aparência amarelada é fruto da ação de determinados alimentos, bebidas e medicamentos, associada a hábitos inadequados de higiene bucal. Entretanto, com o passar dos anos, a camada translúcida de esmalte dentário também sofre desgaste natural. Nesse processo, a camada mais interna da dentina, que é amarela, começa a ficar mais visível, criando um aspecto dos dentes amarelados.
Só há uma maneira de evitar ou, no mínimo, postergar o processo de amarelamento dos dentes: os cuidados bucais. Escovar três vezes e passar fio dental ao menos uma vez são tarefas obrigatórias para quem quer manter dentes brancos e saudáveis. A limpeza profissional a cada seis meses é outro procedimento indispensável.
Em outras palavras, o segredo é a prevenção. Veja a seguir alguns fatores mais comuns que podem causar o aparecimento de dentes amarelados:
Fatores Genéticos
De fato, nem todos têm os dentes com a mesma cor. Algumas pessoas já possuem dentes naturais de uma tonalidade mais escura devido à herança genética. Os dentes podem ser totalmente brancos, marrom-avermelhados, amarelos-avermelhados, cinza-avermelhados ou cinzentos, com variações em função da luz.
Tabaco
O hábito de fumar deixa os dentes amarelados e com manchas superficiais. Além disso, cria uma falsa sensação de boca limpa, contribuindo para o descuido da higiene bucal.
Alimentos
Alimentos muito coloridos, como molhos, massa de tomates e algumas especiarias, combinam pigmentos que aderem ao esmalte, manchando a superfície dos dentes.
Bebidas
É preciso atenção com bebidas de cor forte, como café, chá, vinho, refrigerantes e bebidas com aromatizantes artificiais.
Fluorose
O excesso de flúor na água, em massas dentais e tratamentos pode causar manchas amarelas ou acastanhadas. Apesar de ser essencial para proteger os dentes, o flúor é um mineral tóxico. Uma concentração adequada previne cáries e fortalece os dentes, mas em exagero provoca fluorose.
Traumas Dentários
Acidentes podem quebrar o esmalte dos dentes, causando danos ao seu interior. Se não houver intervenção de um profissional, a dentina pode ficar exposta, deixando os dentes amarelados.
Bruxismo
Trincar e ranger os dentes pode quebrar o esmalte, contribuindo para o amarelamento.
Medicamentos
Antibióticos à base de tetraciclina podem causar manchas nos dentes. Caso uma gestante consuma esses medicamentos no final da gravidez ou uma criança até os oito anos, há chances de os dentes se desenvolverem manchados.
Falta de Higiene Bucal
A ausência de uma rotina adequada de limpeza colabora com outras causas mencionadas, facilitando o surgimento de dentes amarelados.
Como Prevenir e Evitar Dentes Amarelados?
Cuidados adequados podem prevenir a maioria das causas do amarelamento. Exceto o fator genético, todos os outros podem ser evitados ou corrigidos. Uma boa alimentação, noites de sono de qualidade e controle do estresse ajudam a retardar o envelhecimento, que também afeta os dentes.
Evitar o cigarro, os traumas dentários e tratar o bruxismo são medidas que dependem apenas de atenção e atitude. Consultar um dentista regularmente e recorrer a procedimentos de clareamento pode ser uma solução para restaurar a cor natural dos dentes.
Ter dentes amarelados não é apenas uma questão estética, embora dentes brancos sejam mais atraentes em um sorriso. Quando a alteração de cor é causada por problemas de saúde bucal, um dentista deve ser consultado imediatamente. O escurecimento pode indicar a presença de tártaro ou fissuras nos dentes.