Por que fevereiro não tem 30 dias?
Já parou para pensar que todos os meses têm 30 dias ou mais de duração, exceto o segundo mês do ano? Por que será que fevereiro não tem 30 dias? Sem dúvida, muitos já se fizeram esse questionamento e nem todos encontraram a resposta.
Antes de tentarmos responder a essa pergunta, é importante entender como funcionam os calendários, pois, apesar de nem todos saberem, há toda uma sistemática baseada em ciências e estudos para que eles sejam feitos.
Como funcionam os calendários?
Ao contrário do que muitos pensam, os calendários não são feitos apenas com base no movimento de translação da Terra ao redor do Sol, também chamado de ano solar, mas sim nos equinócios e solstícios, que são os eventos que marcam o início e o fim das estações do ano.
O calendário que usamos até hoje é o chamado gregoriano, por ter sido decretado pelo Papa Gregório XIII, no dia 24 de fevereiro do ano 1582. Ele foi implantado mais tarde pelo Imperador de Roma, Júlio César. O primeiro dia oficial do novo calendário foi em 15 de outubro do mesmo ano.
Mas o que tinha de errado com o antigo calendário a ponto de precisar de um substituto? O anterior ao gregoriano, chamado de juliano, foi feito pelo próprio Júlio César, que se inspirou no calendário egípcio e, por isso, tinha dez dias a menos.
O calendário romano, utilizado antes do calendário Juliano, era baseado nas fases da Lua e possuía dez meses de 30 ou 31 dias, fazendo o ano ter apenas 304 dias. Os demais 64 dias caíam na época mais dura do inverno e não eram incluídos no calendário.
Por que fevereiro não tem 30 dias?
Além de colocar os meses de janeiro e fevereiro, que eram os últimos, no começo do ano, Júlio César mudou o nome do mês Quintilis para Julius (Julho), em sua própria homenagem. Ele retirou um dos dias de fevereiro, reduzindo-o para 29 dias, e colocou esse dia em julho para que este mês tivesse 31 dias.
Após algumas décadas, em 8 a.C., o mês Sextilis foi rebatizado pelo Senado Romano para Augustus (Agosto), em homenagem ao Imperador César Augusto, sobrinho-neto de Júlio César. Assim como julho, agosto ganhou mais um dia que foi retirado de fevereiro, fazendo com que este mês passasse a ter apenas 28 dias.
Ano bissexto
A cada quatro anos, o mês de fevereiro ganha um dia a mais e esse ano é chamado de ano bissexto, como foi o ano de 2016 e será o de 2020. O ano bissexto passa a ter 366 dias.
O que poucos sabem é por que isso acontece. A resposta está no tempo que dura um ano, que não é exatamente 365 dias, mas sim 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos aproximadamente. Esse tempo “sobrante” é acumulado e transformado em um dia a cada quatro anos.