Por que as pessoas enviam cartas para o Papai Noel?
Um costume de Natal que ainda é visto nos dias atuais é o de enviar cartas para o Papai Noel. Essas correspondências são geralmente de crianças, que falam que se comportaram durante o ano e fazem o pedido desejado.
No entanto, de onde surgiu esse costume mundial? O mais aceito por historiadores é que isso tenha origem nas cartas para os santos ou de conteúdo religioso, que eram um costume popular no início do cristianismo.
Já o costume de enviar cartas endereçadas ao bom velhinho teria sido iniciado em meados do século 18. A ideia foi dos pais, que buscavam fazer com que as crianças se comportassem durante todo o ano.
Então, surgiu a ideia de que as crianças comportadas iriam receber um presente, enquanto as malcriadas ganhariam apenas um pedaço de carvão como presente de Natal.
No início do século 20, a tradição de enviar cartas ao Papai Noel passou a ser adotada em várias partes do mundo, especialmente pela Lapônia, que se tornou a residência oficial do bom velhinho.
Por isso, todo ano a região recebe mais de 30 mil pedidos de 198 países, na agência dos correios local. Uma curiosidade é que as cartas endereçadas ao Papai Noel são respondidas em oito idiomas diferentes, incluindo o português.
Qual é o significado do Natal?
O Natal é comemorado em todo o mundo no dia 25 de dezembro. Nesta data, é comum que toda a família se reúna para celebrar o nascimento do menino Jesus, sendo este considerado o principal significado da data festiva.
Esta celebração anual foi instituída pela Igreja Católica por volta do século 4, há mais de 1.600 anos. Além disso, a palavra “Natal”, que nomeia o feriado, significa literalmente “do nascimento”.
Por isso, para os cristãos, essa data é reservada para celebrar o nascimento de Jesus, a união familiar e a troca de presentes. Outros significados importantes incluem o amor, a caridade e a necessidade de perdoar e demonstrar compaixão por aqueles que estão passando por dificuldades.
Uma curiosidade é que não se sabe ao certo qual foi o dia do nascimento de Jesus. A data de 25 de dezembro foi escolhida no ano de 350 pelo Papa Júlio I, com o objetivo de cristianizar e substituir uma antiga celebração pagã do solstício de inverno.
Essas celebrações eram comuns na Europa pré-cristã. Em Roma, celebrava-se a Saturnália, uma festa dedicada ao deus Saturno. Com o tempo, essa festividade foi sendo substituída pelos ideais do cristianismo e espalhou-se por toda a Europa.
E do Papai Noel?
A figura do Papai Noel causa controvérsias quanto ao seu significado para a festa. Muitos acreditam que ele seja apenas um símbolo comercial que estimula o consumismo neste período.
No entanto, outros o veem como um símbolo de altruísmo e caridade, pois sua história está ligada a uma figura que teria dedicado sua vida a ajudar os menos favorecidos.
Curiosidades sobre o bom velhinho
Com tantos anos de história, a lenda do Papai Noel é cheia de curiosidades. Confira algumas a seguir:
- Estudos mostram que, se existisse, o Papai Noel precisaria viajar a cerca de 5.800 quilômetros por segundo para entregar todos os presentes na véspera de Natal.
- Ele teria que transportar aproximadamente 500 mil toneladas de brinquedos em seu trenó. Levando em conta os fusos horários e a rotação da Terra, a viagem duraria 31 horas.
- No início, o Papai Noel não era casado. A figura da Mamãe Noel surgiu no século 19, mas só ganhou relevância em 1889, em um poema publicado por Katherine Lee Bates.
- Em algumas culturas, existe a lenda do Krampus, um Papai Noel do mal que castiga as crianças malcriadas, enquanto o bom velhinho presenteia as comportadas.
- No Brasil, há uma vila do Papai Noel em Gramado, no Rio Grande do Sul, que recebe visitantes durante o Natal. Lá é possível ver renas e o escritório do Papai Noel.
- Todos os anos, o Comando de Defesa da América do Norte (Norad) lança um site em 1º de dezembro que acompanha a movimentação do Papai Noel em tempo real, disponível em oito idiomas.