Por Que a Pele dos Pés e das Mãos Fica Enrugada em Contato com Água?
Em 2013, a BBC Brasil publicou uma matéria respondendo uma curiosa pergunta: você sabe por que a pele dos pés e das mãos fica enrugada ao entrar em contato com água?
Segundo a publicação, uma pesquisa realizada por cientistas no Reino Unido esclareceu que essa resposta está relacionada à evolução humana. “O fato de os dedos ficarem enrugados depois de algum tempo na água pode ser uma vantagem adquirida pelo ser humano ao longo de milhares de anos”, explica o estudo.
Por Que os Dedos Enrugam na Água? Estudo Revela
Os cientistas da Universidade de Newcastle, no norte da Inglaterra, conduziram um experimento interessante. Eles pediram que voluntários pegassem bolas de gude dentro da água com uma das mãos e passassem-nas para a outra mão, transferindo as bolinhas para outro recipiente.
O resultado mostrou que os voluntários com os dedos enrugados concluíram a tarefa mais rapidamente do que aqueles com os dedos lisos. A reportagem da BBC Brasil relata: “o estudo sugere que as rugas têm a função específica de facilitar o manuseio de objetos submersos ou de superfícies molhadas em geral, o que pode ter sido uma vantagem para os primeiros humanos ao buscar alimentos na natureza”.
Essa descoberta desmistifica a crença de que os dedos enrugados seriam simplesmente um inchaço da pele pelo contato prolongado com a água. De fato, esse fenômeno está relacionado à vasoconstrição, uma reação do sistema nervoso.
Uma Função Evolutiva
Tom Smulders, cientista da Universidade de Newcastle, explica que se as rugas fossem apenas um resultado do inchaço da pele, poderiam até ter uma função, mas não necessariamente. “Por outro lado, se o sistema nervoso está ativamente controlando essa reação em certas situações, é provável que haja uma função evolutiva envolvida. E a evolução não teria selecionado essa resposta se ela não nos conferisse algum tipo de vantagem”, afirma o cientista.
Essa capacidade de enrugar os dedos pode ter sido essencial para nossos ancestrais, que precisavam de mais aderência para pegar objetos úmidos e alimentos em lagos e rios.
Pesquisas em Outros Primatas
Os cientistas também consideram a possibilidade de realizar estudos em primatas para verificar se eles apresentam essa mesma característica. “Se isso estiver presente em muitos primatas, então podemos deduzir que a função original era de locomoção, ajudando na movimentação em vegetação úmida ou em árvores molhadas. Caso seja exclusivo dos humanos, pode ser algo mais específico, como a procura por alimento nas margens dos rios e lagos”, conclui Smulders.