Por Que Alguns Animais Têm Olhos na Frente e Outros Têm nos Lados?
Todas as formas de vida que conhecemos hoje são fruto da adaptação às condições de sobrevivência. As características, bem como a capacidade de realizar determinadas ações, passaram pelo criterioso campo da evolução na Terra. Com isso, os órgãos, corpo e sentidos passaram por uma série de adaptações conforme cada espécie.
Por exemplo, a visão é um sentido bastante aguçado para alguns animais que sobrevivem da caça. Já para outros, ela serve para ajudar na locomoção. Até animais sem os olhos sabem diferenciar a presença ou ausência de luz, como as minhocas.
As aves e os mamíferos têm estruturas oculares mais complexas, capazes de capturar imagens detalhadas. Alguns insetos e animais marinhos possuem no lugar dos olhos unidades fotorreceptoras que formam a imagem como um grande mosaico. Há bichos até com quatro olhos. Porém, os mais comuns são divididos em dois grandes grupos: os que possuem olhos na frente e os que têm olhos nas laterais. Vamos conhecê-los mais a fundo.
Animais com Olhos na Frente
Os olhos mais complexos e eficientes pertencem às aves e aos mamíferos. Eles conseguem ajustar a visão conforme as condições de luz e nitidez.
As aves que praticam grandes voos são especialistas no assunto. Elas possuem olhos grandes, muitas vezes maiores que o cérebro, localizados na frente do rosto. O gavião, por exemplo, é capaz de ver objetos com mais nitidez que os humanos, tanto em longas distâncias como em coisas muito próximas.
Quando os olhos estão localizados na frente, eles formam uma imagem única no cérebro, que dá um campo de visão binocular. As corujas são assim. Isso facilita a caça durante à noite, pois os olhos delas podem até virar em órbita, facilitando a localização das presas.
Entretanto, uma desvantagem desses animais com olhos frontais é que eles se tornam alvos mais fáceis para outros predadores, justamente por não possuírem visão lateral, como outros animais que conheceremos agora.
Animais com Olhos Laterais
A maioria dos peixes possui visão monocular, ou seja, cada olho vê uma coisa diferente. Por isso, em alguns casos, cada um gira para um lado a fim de localizar comida e predadores. Esses animais evoluíram com o passar dos milênios para se adaptarem à escuridão das profundezas marinhas.
Outro animal que é famoso por essa característica é o camaleão. Ele não só tem olhos nas laterais como possui a capacidade de movimentá-los para áreas diferentes, o que ajuda a fugir dos predadores com frequência, além de auxiliar na caça e no acasalamento.