Pepino e Seus Benefícios
Pepino ajuda a hidratar o corpo; veja 5 benefícios e como consumir
O pepino contém vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. Seu consumo regular ajuda na hidratação, aumenta a saciedade e faz bem para o coração e ossos. Contudo, quem tem problemas renais deve maneirar no consumo para não sobrecarregar os rins, devido ao potássio. O pepino é geralmente consumido cru em preparações como saladas, sucos e vitaminas, além do picles em conserva.
O pepino é bastante popular no picles e em saladas, por ser um alimento refrescante com sabor suave e marcante. Ele se destaca por ter poucas calorias, bastante água e fibras solúveis em sua composição. O vegetal também é fonte de vitaminas A, C, K e do complexo B, e contém minerais como magnésio, potássio, fósforo, cálcio e manganês, além de antioxidantes. No Brasil, os tipos mais comuns são o aodai, que é verde-escuro e de casca lisa, o caipira, que é mais claro e com estrias brancas, e o japonês, que é verde-escuro brilhante, mais fino e alongado, com saliências na casca. Apesar da variedade, tanto os nutrientes quanto os benefícios são semelhantes.
Vantagens do Consumo Regular do Pepino
- Ajuda na hidratação: Manter o corpo hidratado é importante para regular a temperatura e ajudar a repor nutrientes e minerais. O pepino, por ser um alimento rico em água (cerca de 95% de sua composição), contribui para suprir a quantidade ideal de líquido no corpo. O vegetal também ajuda a desinchar, já que é diurético, ou seja, ajuda na eliminação de líquidos em excesso pela urina.
- Aumenta a saciedade: A presença das fibras aumenta a sensação de saciedade, pois retardam o esvaziamento gástrico, diminuindo a fome e ajudando indiretamente na perda de peso. Além disso, o pepino é pouco calórico — em 100 g do alimento cru e com casca há apenas 43 kcal.
- É benéfico para o coração: O pepino contém potássio (153 mg do mineral em 100 g), que auxilia na eliminação do excesso de sódio pela urina. Dessa forma, o vegetal pode diminuir os níveis de pressão arterial, já que grandes quantidades de sódio aumentam a pressão. Uma revisão de 33 estudos publicada em 2013 no periódico BMJ mostrou que o aumento na ingestão de potássio reduziu a pressão de pessoas hipertensas e foi associado a um risco 24% menor de AVC. Além disso, os antioxidantes presentes no alimento, como betacaroteno e flavonoides, ajudam a combater a inflamação e a proteger a saúde das células, inclusive as cardíacas.
- Faz bem para os ossos: Por ter vitamina K, o alimento também é benéfico para a saúde dos ossos. Sabe-se que baixos níveis desse nutriente podem causar osteoporose e aumentar o risco de fraturas. A vitamina K também ajuda na metabolização do cálcio nos ossos.
- Melhora o funcionamento do intestino: O pepino contém fibras, principalmente a pectina, um tipo de fibra solúvel, que melhora o trânsito intestinal e diminui a prisão de ventre. As fibras são responsáveis por reter água e aumentar a quantidade do bolo fecal, acelerando o movimento dos músculos intestinais, enquanto alimentam as bactérias benéficas no intestino. Tudo isso facilita a eliminação das fezes e o bom funcionamento do órgão.