Ovelha: 10 Curiosidades sobre esses Animais Adoráveis
Entre os animais domesticados e criados atualmente pelo homem, os ovinos, ou mais especificamente as ovelhas, são, sem sombra de dúvidas, os que mais inspiram ternura. Muito dóceis e extremamente inteligentes, são consideradas as primeiras dentro do mundo animal a serem domesticadas.
Atualmente, representam um dos maiores rebanhos do Brasil, perdendo apenas para o gado leiteiro. São muito rentáveis, pois podem oferecer leite, couro, lã e carne.
Separamos aqui 10 curiosidades sobre essas doces criaturas. Confira a seguir!
1. Ovelha é a mãe
Ruminante mamífero, a ovelha faz parte da subfamília Caprinae. A forma como popularmente é conhecida, ovelha, na verdade, se refere apenas à fêmea adulta. Não existe "ovelha macho" ou "ovelha bebê". Somente a fêmea adulta é a verdadeira ovelha.
Os machos adultos são chamados de carneiros e só são assim chamados ao atingirem entre 18 a 30 meses de vida, quando alcançam a maturidade reprodutiva. Antes disso, os filhotes são capazes de arrancar suspiros e são chamados de cordeiros. Eles costumam nascer no inverno, graças ao ciclo reprodutivo sazonal da espécie, o que exige um cuidado muito próximo do criador.
2. A família é gigantesca
Existem hoje no mundo mais de 1.400 raças diferentes de ovelhas. Isso acontece porque cada raça se desenvolveu e se adaptou com maestria aos diferentes lugares e ambientes em que viveu. Elas podem ser encontradas em praticamente todos os lugares do globo.
No clima brasileiro, tropical e pouco favorável às peludas amigas, existem 13 raças muito bem adaptadas, que são criadas nas regiões de clima mais ameno do país: Merino Australiano, Ideal, Corriedale, Romney Marsh, Border Leicester, Suffolk, Hampshire Down, Ile de France, Texel, Poll Dorset, Santa Inês, Morada Nova e Bergamácia.
3. O melhor queijo que você já provou
Sim, apesar de não tão popular, o queijo de leite de ovelha rende muito mais queijo e é nutricionalmente superior a qualquer outro queijo produzido. As diferenças começam já na base nutricional; o leite de ovelha é ideal para quem segue uma dieta de baixa ingestão de carboidratos e alta taxa de gordura.
Ele também é superior nos níveis de proteínas, ferro, cálcio, zinco, magnésio, tiamina, riboflavina e vitaminas (B6, B12 e D), em comparação a queijos de vaca ou cabra.
4. É ovelha velha que produz lã boa
A lã produzida pelas ovelhas muda ao longo de sua vida; com o passar do tempo, a lã muda de textura, cor e densidade. Isso acontece da mesma forma que os pelos e fios de cabelo do nosso corpo ao longo dos anos. Quanto mais velha, mais fofa e resistente é a lã produzida.
5. Famosa também no mundo científico
Dolly, a ovelha, foi o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta. Isso aconteceu em 1996, porém o mundo só teve notícias do acontecimento 7 meses depois, gerando grande agitação na comunidade científica mundial. Dolly viveu por 7 anos, procriou de forma natural e hoje pode ser encontrada empalhada no Museu Real da Escócia, em Edimburgo.
6. Rainha da automedicação
Todas as plantas são comestíveis; porém, algumas apenas uma única vez. As ovelhas sabem disso e, instintivamente, são capazes de consumir exatamente as plantas e ervas necessárias para se curarem.
7. Feita para o amor
As ovelhas possuem períodos férteis, ou cio, com intervalo de tempo semelhante ao dos humanos. A cada 17 dias, caso não ocorra a fecundação, o cio pode durar cerca de 30 horas. Caso tenha sido fecundada, a gestação dura apenas 5 meses, o que garante à fêmea maiores chances de reprodução, considerando a fragilidade dos novilhos ao nascerem e as baixas chances de vida em ambiente selvagem.
8. Pronto para a paz e para a guerra
A ovelha tem temperamento dócil e é muito fácil de manusear; em contrapartida, o carneiro está sempre preparado para o embate. Isso porque, na luta pela disseminação genética, ganha no rebanho o macho mais forte e habilidoso nas disputas. Com chifres poderosos e crânio adaptado para resistir a altos impactos, os carneiros são símbolo de força e resistência desde os tempos antigos.
9. A terra dos cangurus é, na verdade, o paraíso da lã
Setenta por cento da lã consumida mundialmente vem de um continente famoso pelo sol, calor e diversidade de vida animal: a Austrália. São 126.000.000 de ovelhas pastando e dominando quase metade do continente australiano para garantir a produção. Minha nossa!
10. Quatro estômagos e dentes fortes
Como faz parte da família dos ruminantes, as ovelhas parecem estar constantemente mastigando, e estão. Elas podem passar até 8 horas nesse processo, o que garante o consumo de cereais muito duros e de difícil digestão para a maioria dos animais.
Gostou das curiosidades? Acompanhe nosso blog e fique sabendo muito mais sobre criação e manejo de animais.